Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A apresentadora Ana Maria Braga resolveu dar espaço para os cabelos crespos em seu Mais Você. Mas, a aparente boa intenção acabou se tornando um desastre e outra vez demonstrou a urgência de uma representatividade efetiva de negras e negros nos veículos de comunicação.
“Que tal entrar na onda do black power? Vamos, Louro? Eu gosto muito desse cabelo, eu acho bonito. Eu não entendo por que algumas meninas e alguns rapazes têm a possibilidade de ter um cabelo desses e, de repente, muda, alisa… porque é um negócio tão maravilhoso, né?”, disse uma contente Ana Maria Braga vestindo uma peruca black power.
A atitude da apresentadora caiu nas redes sociais e não foi bem digerida, pelo contrário muitas pessoas manifestaram seu descontamento em assistir em pleno 2018 uma mulher branca com uma peruca para falar sobre cabelo crespo.
Black face em pleno 2018, Ana Maria?
O nome disso é black face, prática racista comum ao longo dos séculos e conhecida por personagens brancos que se pintavam com carvão para de forma pejorativa representar homens e mulheres negras. Apesar de bastante criticada por ativistas e intelectuais, o black face, pasmem, ainda é muito comum. Inclusive na televisão.
Em coluna publicada no jornal Folha de São Paulo a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do sucesso Um Defeito de Cor, diz que a desinformação e os equívocos dos veículos de comunicação são causados pela presença ínfima de profissionais negros.
“De 555 colunistas e blogueiros de 8 veículos de imprensa (Folha, “O Estado de S. Paulo”, “O Globo”, “Época”, “Veja”, G1, UOL, e R7), 6 são negros. Também por isso o debate sobre racismo ocorre longe da maioria da população a quem, no dia a dia, ele não afeta ou interessa”, afirma.
Esta insistência da TV de excluir profissionais negros de suas produções permanece com força total, porém com crescente debate sobre raça no país estas opções não passam mais impunes. Caso da novela Segundo Sol, da TV Globo. O folhetim é filmado na Bahia, estado com mais de 70% da população formada por pretas e pretos, mas possui apenas três atores negros.
A novela ‘Segundo Sol’ se passa em uma Bahia sem negros
A escolha da novela escrita por João Emanuel Carneiro foi alvo de críticas inclusive do Ministério Público do trabalho, que enviou para a emissora carioca uma carta recomendando a inclusão de artistas negros no elenco.
“Essas e outras informações deveriam fazer parte do debate. Mas não fazem. Porque a deseducação promovida por séculos de escravidão e racismo, aliada ao placar de 549 a 6 na imprensa brasileira, cava um fosso profundo demais para preencher”, completa Ana Maria.
A personagem Adelaide, de Rodrigo Sant’Anna, já foi denunciada por racismo
Por isso o debate sobre representatividade é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Ora, ao invés de colocar uma peruca, que tal convidar mulheres negras e especialistas em cabelo crespo?
Gente, gente.. Ana Maria Braga fazendo Black face já pela manhã.. pqp
— carolina (@CarolBarboza01) May 23, 2018
Gente, Ana Maria Braga com essa peruca black se configura Black Face??? Eu tô bem incomodada
— Nath! (@itsnathalias) May 23, 2018
Hoje já teve blackface no programa da Ana Maria Braga e Shawn Mendes fazendo piada racista, mas a gente que é vitimista e leva tudo a sério.
— ̷G̷U̷I̷T̷I̷N̷T̷E̷L̷ ⚡️ (@GuiTintel) December 12, 2016
você e a produção deveriam ler mais sobre racismo e blackface pra não deixar as cenas que foram ao ar agora acontecer
— Carrie & Lowell (@ana_msa) December 12, 2016
Publicidade
O ginasta Diego Hypolito se abriu sobre sua sexualidade. Aos 32 anos, o atleta coleciona títulos, entre eles, a...
Cinco dias depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, funcionários da Vale e engenheiros que atestaram a...
No último Dia Internacional da Mulher, o mais vendido jornal da Alemanha, o Bild, anunciou que deixará de publicar o...
Silvio Santos já mostrou diversas vezes que tem atitudes machistas e pensamentos ultrapassados para a televisão,...
Embora a pandemia não tenha lados positivos, o ser humano é capaz de tirar lições e melhorias de tudo, e com as...
Para começar, é preciso que se entenda: a legítima defesa da honra não existe. O Código Penal brasileiro, em seu...
Uma equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo resgatou uma idosa de 61 anos que...
A coluna do jornalista Ancelmo Goes publicou uma notícia intrigante e que reflete o cenário difícil enfrentado pelas...
Xuxa não consome mais carne. A apresentadora revelou em seu Instagram que decidiu cortar alimentos de origem animal de...