Tecnologia

Com reconhecimento facial, Metrô-SP vai gerar anúncios diferentes para cada passageiro

10 • 05 • 2018 às 05:11 Mari Dutra
Mari Dutra Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Sabe aquelas notícias que são muito “Black Mirror“? Essa é uma delas – e está bem perto de você.

Trata-se de uma nova tecnologia de reconhecimento facial para geração de anúncios personalizados. De acordo com a ViaQuatro, a ideia futurista está sendo testada na Linha 4 do Metrô de São Paulo, nas estações Luz, Paulista e Pinheiros, desde 18 de abril.

Dezoito portas interativas foram instaladas nos veículos. Além de contar com o reconhecimento biométrico dos usuários, elas serão responsáveis por oferecer anúncios customizados para cada passageiro.

A tecnologia é capaz de reconhecer a presença humana através de um sensor e identificar a quantidade de pessoas que olha para a tela, bem como o gênero dos “espectadores“. Também são percebidas expressões como raiva, alegria e neutralidade.

Apesar de inovadora, a segurança da tecnologia vem sendo questionada pela alta possibilidade de invasão de sistmas do gênero, como alerta o Update or Die. Além disso, ainda não se sabe ao certo como a estrutura irá armazenar e usar os dados coletados.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness