Tecnologia

Com reconhecimento facial, Metrô-SP vai gerar anúncios diferentes para cada passageiro

por: Mari Dutra

Sabe aquelas notícias que são muito “Black Mirror“? Essa é uma delas – e está bem perto de você.

Trata-se de uma nova tecnologia de reconhecimento facial para geração de anúncios personalizados. De acordo com a ViaQuatro, a ideia futurista está sendo testada na Linha 4 do Metrô de São Paulo, nas estações Luz, Paulista e Pinheiros, desde 18 de abril.

Dezoito portas interativas foram instaladas nos veículos. Além de contar com o reconhecimento biométrico dos usuários, elas serão responsáveis por oferecer anúncios customizados para cada passageiro.

A tecnologia é capaz de reconhecer a presença humana através de um sensor e identificar a quantidade de pessoas que olha para a tela, bem como o gênero dos “espectadores“. Também são percebidas expressões como raiva, alegria e neutralidade.

Apesar de inovadora, a segurança da tecnologia vem sendo questionada pela alta possibilidade de invasão de sistmas do gênero, como alerta o Update or Die. Além disso, ainda não se sabe ao certo como a estrutura irá armazenar e usar os dados coletados.

Publicidade

Fotos: ViaQuatro


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vidro à prova de balas de picape elétrica de US$ 40 mil estoura durante apresentação de Elon Musk