Arte

Conselho internacional elege Rio como primeira capital mundial da arquitetura

Redação Hypeness - 23/05/2018

O Rio de Janeiro teve sua beleza reconhecida mais uma vez pela comunidade internacional. Desta vez a cidade maravilhosa foi eleita pelo Conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA) como a Capital Mundial da Arquitetura.

A escolha anunciada na cidade de Oxaca, no México, credencia a capital fluminense a sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, previsto para ser realizado em 2020. Para a oficialização do título inédito basta a designação formal por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

De fato, além da beleza natural de monumentos como o Pão de Açúcar durante toda a história a cidade foi alvo da criatividade de arquitetos fundamentais para o Brasil. O destaque principal vai para Oscar Niemeyer, responsável pela criação de obras icônicas como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Edifício Capanema.

Os encantos da arquitetura carioca reconhecidos mundo afora

Não podemos esquecer do Parque Lage, criado pelo paisagista inglês John Tyndale e desde 1957 tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) pela representatividade cultural para a cidade do Rio de Janeiro. Com sua vista para o Cristo Redentor e os mais de 52 hectares, é símbolo da consolidação da beleza e arquitetura carioca.

Como não se derreter diante da exuberância do Cristo Redentor?

A icônica Ponte Rio-Niterói

Não podemos deixar de lado o Estádio do Maracanã, né?

Publicidade

Fotos: Wikipédia


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.