Debate

Contra machismo, Kristen Stewart aparece em ‘Cannes’ descalça

por: Redação Hypeness

A exposição excessiva e a suposta existência de cartilhas de conduta em premiações glamurosas invariavelmente escolhem como alvo as mulheres. Fruto de uma cultura machista tais práticas estão em xeque, contudo ainda encontram brechas para resistir.

O tradicional festival de Cannes, que acontece na França até o próximo dia 19 de maio, foi palco de um protesto da atriz Kristen Stewart. Tudo ocorreu quando a estrela de Crepúsculo, chegando ao tapete vermelho em uma noite chuvosa para acompanhar a exibição de BlacKkKlansman – novo filme de Spike Lee, resolveu tirar o par de Louboutins que usava e subir os degraus do Palácio dos Festivais descalça.

A iniciativa, que chamou bastante a atenção, é parte dos protestos do grupo Heelgate, criado em 2015 justamente após um grupo ter sido banido por usar sapatos baixos.

Kristen Stewart chamou a atenção por protesto em ‘Cannes’

 

Entretanto mesmo com o aumento das críticas, que abarcam inclusive uma recomendação de ortopedistas sobre a opção excessiva de de salto alto, os organizadores de Cannes reafirmaram a exigência do item como acessório para mulheres que queiram desfilar no tapete vermelho.

“Se não pedem a um rapaz que use saltos e um vestido, também não me podem pedir”, declarou Kristen há cerca de um ano ao The Hollywood Reporter.

A imposição não está presente em nenhum código de conduta, mas se mostra eficaz pela noção velada provocada pelo pensamento machista de que mulheres devem se vestir de uma determinada forma.

“Todas nós devíamos ir de sem salto, para ser honesta. Não devíamos usar saltos altos”, declarou Emily Blant em protesto contra uma medida que vetou mulheres de mais de 50 anos de circularem no tapete vermelho. Os motivos? Elas não se apresentaram de salto.

Embora Cannes não tenha se manifestado, a revista britânica Harper’s Bazar noticiou que “era obrigatório para todas as mulheres usar saltos altos nas apresentações com tapete vermelho”.

Publicidade

Foto: Reprodução/YouTube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Paraisópolis, DJ Rennan: O funk e a impossibilidade da existência negra