Sustentabilidade

Costa Rica pode banir combustíveis fósseis e se tornar 1º país de carbono zero

por: Redação Hypeness

“A descarbonização é a grande tarefa da nossa geração, e a Costa Rica deve ser um dos primeiros países no mundo a realiza-la, se não o primeiro”. Essas foram as palavras de Carlos Alvarado, o novo presidente costa-riquenho, em seu discurso de posse, em que destacou o compromisso com o meio ambiente.

A busca da Costa Rica por usar energias renováveis tem sido destaque: o país já foi notícia por passar mais de dois meses sem usar combustíveis fosséis e por ter a energia renovável como fonte de mais de 99% da matriz energética em um ano.

Carlos Alvarado durante a cerimônia de posse (Foto: Divulgação Oficial)

“Temos a bela e titânica tarefa de abolir os combustíveis fósseis em nossa economia para abrir espaço par ao uso de energias limpas e renováveis”, completou Alvarado, que chegou à cerimônia de posse em um ônibus movido a hidrogênio.

No mês passado, durante o discurso de vitória, Alvarado havia dito que em 2021, quando o país completará 200 anos de independência, seria possível celebrar também a total remoção do uso de gasolina e óleo diesel de seus meios de transporte.

Alguns especialistas duvidam que a meta seja alcançável em um período de tempo tão curto, sendo mais um recurso retórico do que um objetivo prático, até porque o novo presidente não detalhou quais seriam os planos para se tornar o primeiro país com emissão de carbono nula no planeta, sendo que a frota de veículos movidos a combustíveis fósseis é o maior obstáculo no caminho.

Transporte particular é o principal obstáculo par ao objetivo do carbono zero (Foto: Alberto Font)

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como cultivar cogumelos comestíveis em casa; um passo a passo