Debate

De quem é o tesouro? Naufrágio mais rico de todos os tempos levanta debate internacional

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O sonho infantil de encontrar um grande tesouro dourado, quando trazido à realidade, parece valer à pena – e valer muito. A lenda ao redor do tesouro do navio espanhol San José, que foi ao fundo do mar após ser abatido por uma esquadra britânica em 08 de junho de 1708 já corria mais de três séculos sem que nenhum aventureiro encontrasse os bilhões de dólares em ouro, jóias e artefatos que o tesouro prometia. Pois finalmente foi confirmado que os restos de um naufrágio detectado por um submarino robô na costa colombiana em 2015 são mesmo do San José – o mais valioso tesouro naval que se tem notícia.

“Ação em Cartagena”, quadro de Samuel Scott que mostra o San José sendo atacado

As informações oficiais até agora revelam que pedaços da embarcação, artefatos em cerâmica e canhões foram de fato encontrados pela expedição, de origem americana, como partes confirmadas do navio espanhol, mas nenhuma joia ou ouro ainda foi de fato encontrada – os pesquisadores e exploradores, no entanto, garantem que o tesouro está lá, para ser descoberto.

O local exato, no entanto, ainda não pode ser revelado, pois a disputa envolve os governos da Colômbia, Espanha, França, Holanda e Inglaterra – todos envolvidos diretamente na batalha da Guerra da Sucessão Espanhola que afundou o navio – e até a ONU, que pede que o naufrágio não seja explorado comercialmente. Estima-se que o valor do tesouro possa chegar em até 17 bilhões de dólares.

Os canhões do navio

Dos 600 tripulantes que estavam no San José, apenas 11 sobreviveram – todo o resto foi sepultado no fundo do mar junto com as esmeraldas, ouro e a prata saqueada das colônias espanholas que o navio carregava. O navio havia zarpado em 1698, transportado tesouros saqueados das colônias de volta para a Espanha, quando cruzou com as embarcações inglesas, inimigas da Espanha e França na guerra espanhola. Agora, três séculos depois, os bilhões em ouro e pedras podem vir à tona – é torcer para não começarem uma nova guerra.

Cerâmicas encontradas no naufrágio do San José

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após reclamação de pai viralizar, Pampers instala 5 mil trocadores de fraldas em banheiros masculinos