Inspiração

Em 10 anos, número de restaurantes vegetarianos cresce 600% em Portugal

por: Tuka Pereira

Uma pesquisa recente revelou que o número de vegetarianos em Portugal aumentou cerca de 400% na última década. Atualmente, pelo menos 120.000 indivíduos se abstêm de comer carne vermelhas e brancas, o que representa um aumento muito significativo a partir de 2007, quando supostamente havia apenas 30.000 vegetarianos.

Em 2017, cerca de 60.000 pessoas, correspondendo a cerca de 0,6% da população, seguem uma dieta vegetariana ou vegana estrita. A maioria é de mulheres ou jovens com idades entre 25 e 34 anos.

Com este resultado, não é surpresa que o número de estabelecimentos especializados em comida vegetariana e vegana também tenha aumentado no país. Dados comprovam que nos últimos dez anos o número foi de 28 lojas e restaurantes em 2008 para, pelo menos, 172 este ano, um crescimento em 6 vezes.

Os dados são da empresa HappyCow, com sede nos Estados Unidos, responsável por uma aplicação que inventaria espaços de alimentação vegetariana e vegana em mais de 180 países, recolhidos a pedido da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP).

Em Portugal estima-se que haja cerca de 120 mil pessoas vegetarianas, metade das quais veganas, de acordo com um estudo de mercado promovido pelo Centro Vegetariano no ano passado.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Tuka Pereira
Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pai vira modelo em curso de manicure da filha e emociona: ‘Obrigada por estar com a gente’