Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nossa eterna busca por vida fora da Terra ganhou uma nova, imensa e molhada possibilidade – ou, ao menos, um novo cenário possível. Trata-se de Europa, um dos principais satélites de Júpiter, onde cientistas acreditam existir, por debaixo da superfície de gelo, um imenso oceano com mais de 100 km de profundidade. E foi lá que, em 1997, a nave Galileu detectou flutuações e variações violentas no campo magnético. Era como se algo tivesse atingido a Galileu e, passados mais de 20 anos, os cientistas enfim concluíram do que se tratava – e essa descoberta sinaliza ainda mais para a possibilidade de vida na Europa de Júpiter.
Europa, uma das luas de Júpiter
Segundo os experimentos do cientista planetário Xianzhe Jia, da Universidade de Michigan, nos EUA, a explicação para a “trombada” na nave seria uma erupção de vapor e água quente de proporções inacreditáveis – com cerca de 190 km de altura. Tratam-se de gêiseres presentes na Europa, como nascentes termais que entram em erupção periodicamente, como tantas que existem na Terra. O oceano do satélite de Júpiter é considerado um dos locais mais promissores para se encontrar vida, ainda que microscópica, fora do nosso planeta azul.
Duas ilustrações de como funcionam as erupções em Europa
O Satélite Hubble já havia fotografado um desses gêiseres, conhecidos como “plumas”, em 2016 – e através delas torna-se possível coletar amostras da água do satélite. No fundo desse oceano, de onde as plumas se originam, a temperatura seria suportável graças a atividade vulcânica, e assim a vida poderia ser possível. É por isso que a missão não-tripulada Clipper decolará em 2022 para concentrar seus esforços na coleta de tais amostras. Se a coleta der certo, será possível confirmar se as condições para vida em Europa realmente existem – e aí, quem sabe, não vai se aproximando o dia em que faremos contato.
As fotos do Hubble dos gêiseres de Europa
Publicidade
Muitos alimentos que, em excesso, nos fazem mal, são também, na medida certa, fundamentais para nossa saúde. Tudo é...
Um estudo recente publicado por pesquisadores da Universidade de Hull, na Inglaterra, indicou que caranguejos-eremita...
Apesar de se tratar de um fato científico, comprovado, calculável e que já afeta nossas vidas, mais da metade da...
Nesta edição, o Prêmio Nobel de Medicina premiou o trabalho de dois cientistas para encontrar uma terapia mais...
A Nasa anunciou recentemente que o asteroide 4660 Nereus, que é maior que a Torre Eiffel, é "potencialmente...
Um tipo diferente e nunca antes encontrado de buraco negro foi registrado recentemente por astrônomos como uma...
E se nós dissermos que uma pessoa viajou ao ano 5000 e tem fotografias para comprovar o feito? Parece até coisa...
Enquanto alguns países como o Brasil seguem pagando caro pelo atraso na legislação sobre o uso da maconha – em um...
Um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostra que o Brasil pode ter 7 vezes mais casos de coronavírus do...