Ciência

Exercícios de fortalecimento são capazes de combater a depressão, aponta novo estudo

por: Redação Hypeness

Há algum tempo, pesquisadores divulgaram que exercícios aeróbicos podem reduzir significativamente os sintomas de depressão sem nenhum dos efeitos colaterais negativos associados a alguns medicamentos. Agora, em uma revisão de estudos recém-publicados na revista JAMA Psychiatry, foi revelado que treinamentos de resistência também podem ajudar a tratar a depressão.

Esta é uma descoberta significativa, uma vez que é a primeira análise sistemática de estudos de alta qualidade que avaliam os efeitos do treinamento de resistência na depressão. Além disso, mostra que as pessoas obtêm benefícios para a saúde mental de um tipo de exercício que os pesquisadores dizem ser crucial para manter a massa muscular à medida que envelhecemos.

Nós já sabíamos que o treinamento de resistência torna as pessoas mais fortes, constrói músculos e pode melhorar a resistência e a força. Agora também há boas evidências de que os exercícios de fortalecimento podem reduzir a ansiedade.

Os cientistas não sabiam se esse tipo de exercício também poderia reduzir os sintomas da depressão da mesma forma que o exercício aeróbico. Então, a equipe responsável pelo estudo analisou dados de 33 ensaios clínicos randomizados (considerados o tipo de estudo “padrão ouro” para pesquisa médica) com um total de 1.877 participantes. Eles descobriram que, no geral, o treinamento de resistência estava associado a uma redução significativa nos sintomas depressivos.

Isto foi especialmente verdadeiro para pessoas cujos sintomas de depressão eram clinicamente leves ou moderados. O efeito ainda foi significativo para pessoas com sintomas de depressão subclínicos e menos graves, mas não foi tão forte nesses casos.

Os exercícios de fortalecimento ajudaram a reduzir os sintomas de depressão, independentemente de os participantes do estudo ficarem fisicamente mais fortes, e funcionou independentemente de quão saudáveis as pessoas estavam quando começaram o treinamento de resistência.

Os pesquisadores também analisaram estudos que compararam os efeitos do treinamento de resistência ao exercício aeróbico entre pessoas com depressão e descobriram que ambos eram igualmente eficazes.

A conclusão é que se mexer é suficiente para ajudar nos sintomas de depressão, independentemente do tipo de atividade que você faz.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Larica: Estudo diz que legalização da maconha aumentou consumo de junk food