Criatividade

Experimento com plantas mostra que o bullying afeta qualquer um

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O bullying pode ser destrutivo para qualquer pessoa. Mas será que ele também afeta outros seres vivos?

Qual o efeito das palavras maldosas sobre, digamos, uma planta?

Um experimento realizado pela IKEA Dubai buscou demonstrar que até mesmo uma folhagem pode ser afetada por comentários negativos. Para isso, duas plantas idênticas foram retiradas da seção do jardim da loja e tratadas de maneiras bastante diferentes: enquanto a primeira planta era exposta à palavras ruins o tempo inteiro, a outra só recebia elogios.

Fora esse “detalhe”, elas receberam exatamente o mesmo tratamento, com a mesma exposição à luz solar e temperatura ambiente, quantidade de água e fertilizante. As plantas foram colocadas em escolas da rede GEMS Wellington Academy nos Emirados Árabes Unidos. Alunos da instituição também puderam gravar elogios e palavras maldosas com suas próprias vozes para que elas fossem ouvidas pelas folhagens.

Um mês depois do início do experimento, os resultados já eram visíveis. A planta que sofreu bullying apresentava um aspecto murcho e com folhas marrons, enquanto a planta que havia sido elogiada continuava com uma aparência ótima.

Publicidade

Confira como funcionou a ação no vídeo abaixo:

A ação fez parte de uma campanha da IKEA contra o bullying no Oriente Médio. Nas redes sociais da empresa, alguns estudantes  do GEMS School apareciam fazendo bullying com as plantas, como na publicação abaixo.

Para continuar com o experimento, foram instalados alto-falantes na seção de jardins da IKEA, em Dubai. Nesse caso, no entanto, as plantas só ouvem elogios – e quem passa pelo local pode aproveitar para absorver um pouco dessa energia positiva também. ♥

Publicidade Anuncie

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Roteirista de Game of Thrones entra para a série Senhor dos Anéis, da Amazon