Criatividade

Faça você mesmo do churrasco: como fazer o legítimo molho barbecue em casa

por: Redação Hypeness

O churrasco é como uma língua: ainda que seja falada em todo o território de um país, e mesmo em outros países, cada região possui seus sotaques, suas gírias, suas maneiras de falar, suas expressões populares, suas identidades.

Se no Brasil, o churrasco popular é inspirado nas tradições da região sul, cada lugar o fará de um jeito, com uma carne específica, um molho, uma técnica de cozimento. E, no resto do mundo, existem outros tipos mil de churrasco – todos deliciosos, cada um à sua maneira.

Assim é o churrasco americano.

O churrasco americano básico nos remete diretamente ao hambúrguer e às salsichas, feitas naquelas churrasqueiras redondas e portáteis. Se pensarmos no sul dos EUA, porém, as receitas e cortes ficam mais diferenciados, e entram em cena – ou, na brasa – as costelas, o peito do boi, o T-Bone, e muito mais.

O que parece marcar o churrasco americano de costa a costa no país é mesmo seu mais tradicional molho: o barbecue, que não por acaso traz o churrasco no nome.

O molho é tão popular por lá (e no mundo todo) que existem concursos anuais, e existem infinitas receitas diferentes para se chegar ao próprio molho barbecue. É comum que restaurantes tenham receita própria, e assim as possibilidades, tendo o sabor defumado como sua característica fundamental, são também infinitas, podendo cada um fazer em casa sua própria versão.

É tradição nos EUA espalhar o molho barbecue sobre a carne com um pincel

Assim, separamos aqui uma receita de molho barbecue, também disponível no Tudo Gostoso, capaz de transformar a mais simples carne em um prato delicioso.

Fique à vontade, porém, para dar seu toque especial.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de chá de molho inglês
  • 1 xícara de chá de molho de tomate ao sugo
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/2 colherinha de chá de sal

Depois, é só colocar todos os ingredientes em uma frigideira em fogo médio, e mexer até o molho engrossar – e pronto: aí está seu molho barbecue.

Para aqueles que não estão no pique de cozinhar, a Jack Daniel’s tem uma linha completa de molhos para barbecue, das mais variadas. A especialidade, claro, conta com o bom e velho whiskey de Tennessee em sua receita. É fácil encontrá-lo em importadoras.

Nascida em Lynchburg, no Tennessee, há mais de 150 anos, Jack Daniel’s é a primeira destilaria registrada dos Estados Unidos. Desde o começo, Mr. Jack tornou o churrasco uma tradição, convidando os moradores da cidade para um autêntico BBQ todo mês de maio em sua casa. Agora seu legado no universo Barbecue chega ao Brasil, em eventos proprietários Jack Daniel’s. O Hypeness acompanha essa ação para aprender com quem sabe tudo de BBQ. E de Tennessee Whiskey, claro...

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
5 maneiras de reduzir o lixo | Hack Hype