Debate

Finalmente: OMS vai retirar trans e travestis de capítulos de transtornos mentais

por: Redação Hypeness

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de anunciar mais uma medida para lutar contra o preconceito. O livro de condições médicas construído pela agência especializada em saúde vai retirar pessoas trans e travestis do capítulo sobre transtorno mental.

Segundo noticiou o El Diário, a atualização tem previsão de publicação ainda este ano e o intuito é desassociar a transexualidade do campo das doenças que necessitam de tratamento. Contudo, para viabilizar o atendimento de demandas da população trans em alguns países, o termo CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) permanece, mas agora transposto para o capítulo sobre “transtornos mentais de identidade de gênero para condições relativas à saúde sexual”.

Ativistas exigem desassociação do trans com patologias

Apesar dos elogios, entre a comunidade trans o anúncio da OMS causou algumas reações distintas. Falando ao site NLUCON, o ativista transexual Pol Galofre manifestou preocupação com o que chamou de uma “insistente veiculação da questão trans como algo sexual”. Para Galofre ainda “é difícil entenderem as pessoas trans como algo social”.

Demora para a viabilização de cirurgia e tratamento hormonal e constrangimento em postos de saúde Brasil adentro, transexuais enfrentam obstáculos intermináveis quando o assunto é saúde. Segundo constatou pesquisa feita pela PUCRS, 66,3% das mulheres não consultam médicos para utilizar hormônios, 43,2% disseram evitar os serviços de saúde quando precisaram por serem trans. A maioria das pessoas, 58,7%, relatam terem sido vítimas de discriminação. Transexaulidade é condição humana e precisar deixar de ser vista como um problema psicológico. 

 

Publicidade

Foto: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Câmara cita religião para suspender arrastão de quarta-feira no carnaval de Salvador