Debate

Game coloca você no papel de uma mulher que precisa lidar com o assédio nas ruas

02 • 05 • 2018 às 21:50
Atualizada em 03 • 05 • 2018 às 00:25
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Muitas vezes, estar na pele de uma mulher é tão complicado, que a Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, da Colômbia, criou o jogo mobile Poder Violeta. O objetivo é fazer com que os homens sejam capazes de se conscientizar sobre o problema do assédio sexual.

O game coloca o jogador na pele de Violeta, uma mulher que acordou atrasada e precisa chegar a uma entrevista de emprego a tempo, desviando de transeuntes pelo caminho e lidando com inconvenientes que as mulheres, infelizmente estão bastante acostumadas no dia a dia, a abordagem inconveniente de homens pelo caminho.

A personagem lida com “cantadas” e até mesmo assédio físico como passadas de mão, situações estas com as quais o jogador pode escolher lidar de diferentes formas como ignorando, gritando ou se defendendo.

O jogo toma rumos ainda mais reais quando pessoas aparecem para ajudar Violeta nas situações de perigo. Quando isso acontece, os conflitos são resolvidos rapidamente, mas se há omissão, tudo fica incrivelmente parecido com a vida real, quando a vítima leva a culpa pela violência que sofreu.

Em alguns momentos surgem na tela frases que responsabilizam Violeta pelo assédio sofrido como “quem mandou se vestir desse jeito”.

O jogo é parte de uma tendência de jogos com um objetivo social, que vem surgindo para destacar questões da vida real para o jogador do século XXI. Este estilo de game é desenvolvido para gerar reflexão e trazer alguma mudança.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness