Futuro

Grupo de adolescentes consegue primeira resolução climática de estado conservador norte-americano

por: Redação Hypeness

Engana-se quem pensa que os clubes de ciência, tão comuns em escolas norte-americanas mas também eventualmente presentes nos colégios brasileiros, são somente uma reunião de jovens nerds interessantes nos últimos avanços e no futuro das pesquisas e da tecnologia – eles podem fazer uma enorme diferença. Foi o caso do Logan Environmental Action Force (LEAF), um clube de ciência e ambientalismo da escola estadunidense Logan High School, no estado de Utah – que, depois de dois anos de pressões intensas, conseguiu que o governador assinasse um importante compromisso ambiental.

Estudantes do LEAF com o governador assinando a resolução

Conservador por essência e governado pelo republicano Gary Herbert, o estado de Utah até então sequer reconhecia a existência das mudanças climáticas e do aquecimento global. Depois de dois anos de lobby do clube de ciências da escola – tendo que ter sido aprovado pela Câmara e o Senado – o governador enfim assinou uma resolução que não só reconhece os nefastos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente como também assume um compromisso de “enfatizar a proteção do nosso ambiente e o investimento em nossa comunidade”.

A Logan High School, em Utah

A resolução não tem poder de lei, mas significa uma imensa conquista simbólica em um estado que rejeitava sequer a existência do aquecimento global, como do próprio poder de mobilização popular e principalmente jovem – trata-se, segundo consta, do primeiro estado essencialmente conservador a assinar esse tipo de resolução e reconhecer oficialmente os males provocados pela ação humana no planeta.

Membros do LEAF em manifestação

O próximo passo, segundo representantes do clube, é transformar o compromisso em lei, com a participação de jovens em tal debate. Alguns membros do clube sequer votaram pela primeira vez, mas já estão fazendo mais diferença pelo futuro do planeta do que muito congressista – quiçá do que o próprio presidente – de seu país.

Publicidade

© fotos: Divulgação/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sistema de reconhecimento facial da Amazon pode detectar medo