Ciência

Guia estelar: 3 fenômenos da astronomia para você apreciar no mês de maio

por: Vitor Paiva

Se você é do tipo que está sempre a olhar para cima, procurando os mais incríveis eventos astronômicos que o céu nos reserva, o mês de maio terá algumas atrações para nossos olhos – pode reservar seu binóculo ou telescópio e preparar a pipoca para se deleitar. Todos os eventos aqui citados são melhor observados longe das luzes intensas dos grandes centros urbanos.

O cometa Halley

1. Para começar, chuva de meteoros

No início do mês, entre os dias 4 e 6 de maio, duas chuvas de meteoros das Eta Aquáridas acontecerão por conta de um encontro anual que a Terra tem sempre marcado: com o cometa Halley. As chuvas se darão pelo rastro da passagem do cometa e, ainda que a Lua em 2018 provavelmente esconderá boa parte do espetáculo, será possível, após a meia-noite, no leste, ainda assistir a poeira do Halley passar.

2. Júpiter brilhando muito

No dia 9 de maio, Júpiter estará em exata oposição ao sol, quando visto da Terra – e assim o planeta gigante atingirá seu máximo brilho. O fenômeno poderá ser visto a noite inteira. Já no dia 21, a estrela do show será a Lua, em quarto crescente, posicionada entre a estrela Regulus e Algieba, um sistema binário.

A luz de Jupiter

3. A vez de Saturno

No fim do mês, no dia 31, a lua estará em conjunção com Saturno e seu anéis. Ambos estarão visíveis na constelação de Sagitário, com a beleza que é peculiar ao planeta. Atrações, portanto, não faltarão em maio – tudo isso, gratuitamente em exibição em uma tela gigante de imbatível definição: o céu acima de nós.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maior da história, aquecimento de oceanos equivale a 3 bilhões de bombas de Hiroshima