Inspiração

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes ganha versão em podcast

por: Redação Hypeness

Se as histórias de ninar ajudaram a nos formar como pessoas e o mundo está como está, é hora de contar novas histórias – e de especialmente desconstruir a ideia de que foram somente grandes homens que alcançaram os feitos que a humanidade se orgulha. Para isso entra em cena o podcast Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, narrando a trajetória de mulheres notáveis que mudaram o mundo em suas respectivas áreas.

O podcast é inspirado na série de livros de mesmo nome, escrita por Elena Favilli e Francesca Cavallo, que traz a história de cem grandes mulheres revolucionárias. Nos livros, a vida de personalidades como Frida Kahlo, Rosa Parks, Nina Simone, Cora Coralina, Michelle Obama, além de uma porção de outras grandes mulheres não tão célebres mas igualmente importantes são transformadas em pequenas fábulas. A ideia para o livro era a criação de um imaginário “antiprincesas”, com mulheres reais em vidas duras e de muita luta, mas que ajudam fortemente a quebrar sensos comuns e construir o caminho para a igualdade de gênero.

A adaptação para podcast das histórias foi realizada pela B9 em parceria com o Bradesco, e já conta com duas histórias.

Margaret Hamilton

A primeira é da cientista da computação Margaret Hamilton, responsável pelo desenvolvimento do programa de voo usado pela Apollo 11 para levar o homem à lua (software que permitiu que a viagem não fosse abortada), lida pela jornalista Sara Oliveira.

A segunda história, lida pela maratonista aquática brasileira Poliana Okimoto, é da nadadora síria Yusra Mardini, que fugiu de seu país em um barco de refugiados que só não fundou, depois que seu motor quebrou. pois ela e suas irmãs nadaram e puxaram o barco à segurança.

Yusra Mardini

Como se não bastasse o heroísmo de seu ato, Yusra viria a formar uma das primeiras equipes de refugiados a competir em uma olimpíada, em 2016 no Rio de Janeiro.

Como grandes mulheres é o que não falta ao longo da história, o potencial do podcast é imenso, assim como é imensa a importância de tornar tais trajetórias parte indelével de nosso imaginário – a fim de que não só jamais esqueçamos dessas mulheres que ajudaram a melhorar o difícil mundo em que vivemos, como de que novas grandes mulheres venham e vençam, cada vez mais.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela criou um rótulo de vinho inspirado na vitória contra o câncer