Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para desvendar os segredos e conhecer melhor a imensidão espacial ao nosso redor e ao longo de todo o universo, é preciso um trabalho incansável e sobre-humano. É isso que o telescópio Hubble, da NASA, vem fazendo há 28 anos – e o equipamento, que vem vagando pelo espaço e coletando imagens e informações desde 1990, acaba de coletar dados sobre estrelas e aglomerados de 50 galáxias próximas da Via Láctea, como quase vizinhas – a “somente” cerca de 60 milhões de anos-luz do nosso planeta.
O telescópio Hubble
A quantidade de dados é colossal para nossas proporções: foram mapeados cerca de 8 mil aglomerados e 39 milhões de estrelas gigantes azuis – astros com massas cerca de 18 vezes maior que o Sol.
A galáxia UGCA 281
Os dados coletados pelo Hubble foram reunidos em catálogo intitulado LEGUS (Legado do levantamento extragaláctico em ultravioleta, em português). A menção aos raios ultravioleta se dá por ser através dessa emissão de energia – invisível para os humanos mas visível para o telescópio – que o Hubble foi capaz de coletar tais informações: seguindo os rastros de radiação deixam no Universo.
Uma formação de estrelas em DDO 68
No catálogo, dados sobre a formação de tais corpos celestes e aglomerados, assim como sobre o efeito do ambiente sobre seus desenvolvimentos, a fim de melhor entendermos a formação e as estruturas de uma galáxia. São como minúsculas peças de um quebra-cabeça infinito perdidas em meio a um palheiro sem fim – que, com a dedicação igualmente infinita da ciência e a capacidade incansável de um equipamento como o Hubble, nos vamos aos poucos montando.
Publicidade
O sonho de passar as férias ou se mudar em definitivo para Marte parece cada vez mais próximo – os planos do...
Os argumentos pela legalização da maconha hoje se acumulam de tal forma que a pauta, outrora polêmica, cada vez mais...
O aumento nas vendas de brinquedos sexuais, a popularização de plataformas como a OnlyFans - que permite conteúdo...
O Japão acaba de criar mais uma forma tecnológica de proteger seus cidadãos e visitantes de possíveis desastres...
O impacto da pandemia do coronavírus revela não só os excessos em nossos hábitos de consumo e produção, como...
Pelo visto a próxima grande revolução estrutural entre os smartphones não será mais no tamanho ou na definição...
Cuidar do verde é uma das mais importantes maneiras de cuidar da humanidade, e esse é o espírito que move um grupo...
De educador para educador. Ou melhor: sobre um educador por outro educador. O professor de geografia João Luz Pedrosa,...
Quem gosta de ver a ficção científica se tornar realidade e sempre sonhou em passar as férias no espaço pode...