Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não seria de impressionar que uma senhora de 82 anos estivesse em casa tricotando ou fazendo alguma tarefa mais condizente com sua idade, mas a japonesa Masako Wakamiya não é como a maioria. Há um ano, ela aprendeu a programar e criou o Hinadan, um app direcionado a terceira idade.
O Hinadan se trata de um jogo baseado no festival anual de bonecas japonesas Hina Matsuri e chegou perto de 5 estrelas na Apple App Store com 53 mil downloads em todo o mundo. O objetivo é fazer com que os jogadores organizem 12 bonecos ornamentais (representando o imperador, família e convidados do país) em uma ordem específica.
Em 2017, o governo do Japão nomeou Masako para um comitê especial sobre envelhecimento e, em abril deste ano, ela foi a oradora principal no evento “Por que as habilidades digitais são críticas para os idosos?”, realizado na sede da ONU em Nova York. Para a desenvolvedora, a resposta se resume à motivação.
Masako aprendeu a programar através de livros de programação e aprendeu a linguagem Swift da Apple com aulas com uma programadora via Facebook Messenger e Skype em seis meses. Depois de concluir o curso e consultar regularmente a professora, ela teve a ideia para criar o Hinadan.
Comemorado em 3 de março, o Hina Matsuri, um feriado conhecido por suas exibições de bonecas, que são cuidadosamente organizadas em uma série de plataformas. Reconhecendo que muitas pessoas desconhecem a colocação correta das hinas, Wakamiya criou o aplicativo, que usa um jogo peculiar para ensinar aos usuários como apresentar corretamente suas bonecas.
Desde a criação do aplicativo exclusivo, Masako frequentemente incentivou seus colegas mais velhos a se familiarizarem com a tecnologia de hoje, citando os serviços de mensagens como uma etapa introdutória de fácil utilização e como uma forma de manter contato com os membros mais jovens da família.
Durante um TEDx Talk inspirador, Masako concluiu seu discurso dirigindo-se aos membros mais antigos da audiência. “Por que não aproveitamos a vida digital?”, Perguntou ela retoricamente. “Há muitas aulas de informática por aí, então agora é a hora de fazer isso! Sua vida na velhice será enriquecida e muito energética”.
Publicidade
Os designers do estúdio Dynamo criaram esses chocolates tipográficos, no projeto chamado Typocolate Dynamo. A...
Numa tarde de sol na praia ou na piscina, a última coisa que a criançada quer é parar de brincar para passar o...
Se você estava correndo atrás de um bom scanner ou mesmo pensando em desistir de vez de todos aqueles álbuns com...
Não é por acaso que o jovem Angad Daryani, de 23 anos, dedicou os últimos anos de sua vida à criação de um...
Tempo não é dinheiro de fato, mas com o mundo cada vez mais funcionando não na direção do nosso prazer e de nossa...
Na prisão de San Quentin, a mais antiga da Califórnia, presos estão aprendendo a linguagem da programação. O...
Uma das formas de amenizar o sofrimento de crianças que lutam contra o câncer é devolvendo a elas o cabelo, perdido...
Estava num bar novo de São Paulo quando ouvi um som vindo do terraço. Era um jazz contemporâneo maneiro, cheio de...
Ninguém acreditou que o gatinho Cassady sobreviveria depois de ser abandonado e passar nove semanas sozinho na...