Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não seria de impressionar que uma senhora de 82 anos estivesse em casa tricotando ou fazendo alguma tarefa mais condizente com sua idade, mas a japonesa Masako Wakamiya não é como a maioria. Há um ano, ela aprendeu a programar e criou o Hinadan, um app direcionado a terceira idade.
O Hinadan se trata de um jogo baseado no festival anual de bonecas japonesas Hina Matsuri e chegou perto de 5 estrelas na Apple App Store com 53 mil downloads em todo o mundo. O objetivo é fazer com que os jogadores organizem 12 bonecos ornamentais (representando o imperador, família e convidados do país) em uma ordem específica.
Em 2017, o governo do Japão nomeou Masako para um comitê especial sobre envelhecimento e, em abril deste ano, ela foi a oradora principal no evento “Por que as habilidades digitais são críticas para os idosos?”, realizado na sede da ONU em Nova York. Para a desenvolvedora, a resposta se resume à motivação.
Masako aprendeu a programar através de livros de programação e aprendeu a linguagem Swift da Apple com aulas com uma programadora via Facebook Messenger e Skype em seis meses. Depois de concluir o curso e consultar regularmente a professora, ela teve a ideia para criar o Hinadan.
Comemorado em 3 de março, o Hina Matsuri, um feriado conhecido por suas exibições de bonecas, que são cuidadosamente organizadas em uma série de plataformas. Reconhecendo que muitas pessoas desconhecem a colocação correta das hinas, Wakamiya criou o aplicativo, que usa um jogo peculiar para ensinar aos usuários como apresentar corretamente suas bonecas.
Desde a criação do aplicativo exclusivo, Masako frequentemente incentivou seus colegas mais velhos a se familiarizarem com a tecnologia de hoje, citando os serviços de mensagens como uma etapa introdutória de fácil utilização e como uma forma de manter contato com os membros mais jovens da família.
Durante um TEDx Talk inspirador, Masako concluiu seu discurso dirigindo-se aos membros mais antigos da audiência. “Por que não aproveitamos a vida digital?”, Perguntou ela retoricamente. “Há muitas aulas de informática por aí, então agora é a hora de fazer isso! Sua vida na velhice será enriquecida e muito energética”.
Publicidade
A Nestlé aposta em um atum vegetariano como nova sensação entre aqueles que não se alimentam de produtos de origem...
As primeiras menstruações não são um período fácil para nenhuma adolescente. Mas quando essas meninas vivem em...
Antes de apertar o botão de enviar para revelar por e-mail aquele segredo incontornável, ou cometer enfim a fofoca do...
A doença que já matou mais de 4.400 pessoas em uma grave epidemia que está se alastrando pelo mundo pode ser...
Brincar com a comida pode sim! Principalmente se for para ajudar crianças a aprenderem algo. E nisso o ilustrador e...
Essa invenção só poderia vir de lá, do Japão. É uma máquina que lava e seca o seu cachorro pra você, em 30...
Futilidades à parte, a roupa pode dizer muito sobre uma pessoa. É, pelo menos, um cartão de visita, principalmente...
Já mostramos aqui no Hypeness um case para iPhone que o transforma em máquina de choque. Para os fãs de segurança,...
À primeira vista o diferencial da nova cadeira de rodas desenvolvida pela Microsoft com relação a uma cadeira comum...