Inovação

Idosa de 82 anos cria aplicativo de sucesso e vira referência no mundo da tecnologia

29 • 05 • 2018 às 09:29 Tuka Pereira
Tuka Pereira Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Não seria de impressionar que uma senhora de 82 anos estivesse em casa tricotando ou fazendo alguma tarefa mais condizente com sua idade, mas a japonesa Masako Wakamiya não é como a maioria. Há um ano, ela aprendeu a programar e criou o Hinadan, um app direcionado a terceira idade.

O Hinadan se trata de um jogo baseado no festival anual de bonecas japonesas Hina Matsuri e chegou perto de 5 estrelas na Apple App Store com 53 mil downloads em todo o mundo. O objetivo é fazer com que os jogadores organizem 12 bonecos ornamentais (representando o imperador, família e convidados do país) em uma ordem específica.

Em 2017, o governo do Japão nomeou Masako para um comitê especial sobre envelhecimento e, em abril deste ano, ela foi a oradora principal no evento “Por que as habilidades digitais são críticas para os idosos?”, realizado na sede da ONU em Nova York. Para a desenvolvedora, a resposta se resume à motivação.

Masako aprendeu a programar através de livros de programação e aprendeu a linguagem Swift da Apple com aulas com uma programadora via Facebook Messenger e Skype em seis meses. Depois de concluir o curso e consultar regularmente a professora, ela teve a ideia para criar o Hinadan.

Comemorado em 3 de março, o Hina Matsuri, um feriado conhecido por suas exibições de bonecas, que são cuidadosamente organizadas em uma série de plataformas. Reconhecendo que muitas pessoas desconhecem a colocação correta das hinas, Wakamiya criou o aplicativo, que usa um jogo peculiar para ensinar aos usuários como apresentar corretamente suas bonecas.

Desde a criação do aplicativo exclusivo, Masako frequentemente incentivou seus colegas mais velhos a se familiarizarem com a tecnologia de hoje, citando os serviços de mensagens como uma etapa introdutória de fácil utilização e como uma forma de manter contato com os membros mais jovens da família.

Durante um TEDx Talk inspirador, Masako concluiu seu discurso dirigindo-se aos membros mais antigos da audiência. “Por que não aproveitamos a vida digital?”, Perguntou ela retoricamente. “Há muitas aulas de informática por aí, então agora é a hora de fazer isso! Sua vida na velhice será enriquecida e muito energética”.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness