Debate

Imigrante sem documentos que salvou criança vai receber nacionalidade francesa

Redação Hypeness - 28/05/2018

A Europa vive uma das crises migratórias mais agudas de sua história. Nos últimos anos o continente recebeu um número sem precedentes de pessoas vindas da África e de países árabes. Desesperados muitos se arriscam em viagens condenadas pelo Mediterrâneo.

Com isso a Organização Internacional de Migração registrou entre os anos de 2000 e 2014 mais de 22 mil mortos. Além dos índices assustadores um outro elemento foi bastante criticado, a postura de alguns países europeus, acusados de xenofobia, racismo e de não oferecerem assistência devida para os imigrantes.

Mas como o mundo dá voltas foi justamente um imigrante do Mali o responsável por protagonizar uma cena de heroísmo. Vivendo na França há alguns meses e sem documentos, Mamoudou Gassama escalou quatro andares de um prédio para salvar uma crianças prestes a cair.

Mamoudou Gassama protagonizou um resgate impressionante

Segundo os bombeiros de Paris o resgate aconteceu no sábado (26) por volta das oito da noite. As cenas foram gravadas em vídeo e impressionam pela determinação de Mamoudou.

“Consegui alcançar a varanda e, graças a Deus, salvá-lo”, disse para a rede de TV francesa BFMTV.

Agora um herói, o maliano foi recebido pelo presidente francês Emmanuel Macron que durante conversa no Palácio do Eliseu ofereceu a naturalização como recompensa para o africano que prontamente aceitou.

O Homem-Aranha do 18º, como está sendo chamado, recebeu elogios também da presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, que no Twitter agradeceu o ato.

“Ele me contou que chegou há alguns meses do Mali e que sonha fazer vida aqui. Respondi que seu heróico foi um exemplo para todos os cidadãos e que a cidade de Paris está obviamente disponível para o apoiar nos seus esforços de se estabelecer em França”, encerra.

Publicidade

Foto: Reprodução/Lusa/Thibault Camus/Publico.PT


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.