Debate

Irlanda deixa de lado conservadorismo histórico e aprova legalização do aborto

por: Redação Hypeness

Se esta notícia vinda da Irlanda fosse veiculada há tempos atrás ninguém acreditaria. Um dos países mais católicos e conservadores do mundo acaba de dar um grande passo para uma mudança social ao oficializar o direito ao aborto.

O sim foi a escolha de 70% da população, que no último sábado (25) foi às urnas para decidir sobre alterações na lei de aborto do país. A partir de agora mulheres com até 12 semanas de gestação vão poder ter acesso sem restrições ao procedimento.

Sem precedentes, a decisão demonstra na prática os novos rumos tomados pela Irlanda. Há pouco mais de 20 anos este era um dos países com as leis mais restritas da Europa. Para se ter ideia, até 1995 o divórcio era considerado ilegal por lá.

70% da população decidiu legalizar o aborto na Irlanda

A legalização do aborto significa uma sensibilização da população, formada por mais de 75% de católicos, diante dos crescentes números de mulheres mortas vítimas de métodos inseguros de aborto. O estopim foi o caso de Savita Halappanavar, indiana que acabou falecendo depois de ter o aborto negado pelos médicos. Com isso, em 2013, foi criada a primeira lei permitindo a intervenção cirúrgica em caso de riscos para a gestante.

A partir de agora a vida de muitas mulheres vai ficar mais fácil e segura. De acordo com o Departamento de Estatísticas de Saúde do Reino Unido, em 2016 por volta de 3 mil irlandesas tentaram buscar serviços de aborto na Inglaterra e País de Gales.

Analistas e a imprensa apontam o primeiro-ministro, Leo Varadkar, que votou sim, como um dos responsáveis pela instauração de medidas progressistas. O próprio premiê esteve na linha de frente de outro referendo importante, a legalização do casamento homossexual em 2015. Aliás, em entrevista Varadkar assumiu sua homossexualidade.

Falta ainda a divulgação do resultado oficial, entretanto representantes contrários já reconheceram a derrota.

Publicidade

Foto: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escola abandonada de SP é cenário para série sobre descaso no sistema público de ensino