Inovação

Jovem que impressionou o mundo aos 18 com sistema de limpeza dos oceanos pode acabar com ilha de plástico do Pacífico

por: Redação Hypeness

Nós já estávamos de olho nele há tempos. Com apenas 18 anos, o estudante holandês Boyan Slat impressionou o mundo ao criar um sistema de limpeza dos oceanos.

A ferramenta funciona como um filtro que recolhe o lixo flutuante e o leva até um sistema em terra, onde pode ser reciclado. Durante o transporte, o lixo permanece em contato com a água, o que evitaria a morte de animais que fossem arrastados por engano pelo equipamento.

Para transformar a ideia em realidade, Boyan criou a empresa The Ocean Cleanup, que atualmente conta com uma equipe de mais de 70 pessoas. Segundo as estimativas do jovem, hoje com 23 anos, as correntes dos oceanos poderiam ser usadas para acelerar a limpeza das águas e retirar metade de todo o plástico da Ilha de Lixo do Pacífico em apenas cinco anos.

O sistema desenvolvido pela empresa pretende atuar de forma passiva, movendo-se com as correntes da mesma forma que o plástico. Para isso, o equipamento seria composto por um flutuador com uma tela sólida em sua base capaz de concentrar os detritos e levá-los até o local de coleta.

Boyan acredita que, ao financiar o sistema para a limpeza do Oceano Pacífico, os lucros obtidos com a venda e reciclagem do plástico retirado dessa área poderiam arcar com os custos de reproduzir o sistema para funcionamento nos outros quatro oceanos. As primeiras tentativas de limpeza devem iniciar ainda neste ano, segundo um comunicado emitido pela empresa.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fraldas de algas além de sustentáveis são melhores para a pele dos bebês