Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um dos maiores e mais importantes museus de arte do mundo, o Smithsonian American Art Museum oferecerá, a partir de agora, uma possibilidade muito mais intensa e participativa aos seus visitantes do que a passiva experiência de observar uma coleção que tradicionalmente se espera em um museu.
Através de uma parceria inédita com a Intel, o Smithsonian pretende revolucionar as experiências dos frequentadores de museus e até da educação através do uso da realidade virtual e aumentada.
O acervo de algumas galerias do museu foi todo digitalizado e será oferecido em 3D, permitindo que, para além das mais de 30 milhões de pessoas que visitam o museu anualmente, outras tantas milhões possam mergulhar em suas obras através da tecnologia – como ilustra a animação abaixo.
“Com a realidade virtual, serão criadas novas experiências e possibilidades avançadas para as pessoas explorarem e interagirem com o mundo ao seu redor”, disse John Bonini, vice-presidente e gerente geral de Realidade Virtual, Games e Esports da Intel.
Algumas das galerias do museu
A primeira experiência dessa parceria será a atual exposição “No Spectators: The Art of Burning Man”, da Galeria Renwick. Em breve, no entanto, o projeto irá abranger todo o Smithsonian e suas 157 milhões de obras e objetos. A ideia é que, assim, o acesso ao museu possa se dar 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo possibilidades infinitas aos educadores, a outros museus e instituições pelo mundo de explorarem uma coleção tão valiosa como essa.
“Visitas imersivas em museus vão se tornar rotineiras. Aproximar os mundos físico e digital no estudo da arte dos Estados Unidos nas salas de aula ao redor do mundo é apenas o primeiro exemplo do que é possível quando combinamos a paixão do Smithsonian pela educação com a inovação da Intel”, afirmou Bonini.
Publicidade
Considerada uma das exposições mais aguardadas do ano, as obras de Salvador Dalí finalmente desembarcaram no...
Quantos ídolos e pessoas com as quais você se identifica tiveram mortes precoces? Você gostaria de saber como...
Para que um gênio como o cantor inglês David Bowie receba homenagens proporcionais ao tamanho do impacto, da...
Josh Bryan, artista inglês de apenas 20 anos surpreende: cria retratos de personalidades detalhados explorando...
Hilde Atalanta, uma jovem ilustradora de Amsterdã, acredita no poder do corpo feminino, mais especificamente da parte...
Ozzy Osbourne por um dia: o ator (e roqueiro) Jason Momoa imortalizou seu ídolo em um videoclipe da lenda do heavy...
Craig Tracy é um artista que tem como tela o corpo de mulheres. As obras que a artista consegue pintar mesmo com todas...
Você tem consciência de que se a coisa tá preta ela tá boa demais? Esse é um dos motes desta semana em que...
O artista incrível Aakash Nihalani (que já foi mostrado aqui no Hypeness pelo seu trabalho de street art com fita...