Sustentabilidade

Na Austrália, ‘jardins de chuva’ ajudam a reduzir poluição nas águas da cidade

por: Redação Hypeness

Para evitar inundações e ainda combater a poluição advinda da chuva em suas baías, a cidade de Sydney, na Austrália, decidiu investir em um sistema que não só ajuda manter limpas suas águas como ainda traz vida, verde e beleza para a cidade. São os jardins de chuva, canteiros rebaixados projetados para se adequarem ao design urbano da cidade, que filtram a água da chuva e ainda enriquecem o solo com nutrientes.

Segundo dados da prefeitura de Sydney, ainda que o esgoto por lá seja tratado, as águas pluviais carregam toneladas de poluentes e lixos para os cursos de água da cidade. Óleos e fluidos de automóveis, partículas poluentes liberados pelos carros, além de lixo da rua propriamente podem chegar aos rios e aos mares se não forem devidamente filtrados – e aí que os jardins de chuva entram para auxiliar.

Instalados com grades de drenagem e vegetação especial para filtragem, os jardins, por serem rebaixados, ainda ajudam a evitar inundações em chuvas mais intensas. A cidade australiana já conta com 154 canteiros instalados, e o objetivo é reduzir 50% dos sedimentos e sólidos que chegam às hidrovias de Sydney até 2030. Assim, fazem por lá o que nunca fazemos aqui: atacar um problema urbano antes que ele se torne insolúvel – antes que os rios e águas de Sydney fiquem como são a maioria dos rios das grandes cidades brasileiras.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Moradores do sul são os que mais consomem orgânicos, aponta levantamento