Empreendedorismo

No Dia Nacional do Café, conheça cada passo de sua produção, da semente à xícara

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Sendo o Brasil o maior produtor e o segundo maior consumidor de café do mundo, não é exagero dizer que essa tão amada bebida é parte fundamental de nosso mercado como até mesmo de nossa identidade nacional. Assim, o Dia Nacional do Café, comemorado hoje, em 24 de maio, celebra essa paixão e essa intensa produção que não só movimenta a economia nacional como serve de combustível para também nos movimentarmos pessoalmente, após aquela incontornável xícara quente sempre presente em nossas manhãs. E hoje também é naturalmente celebrado o Dia do Barista, o profissional especialista na preparação de bebidas à base de café.

A Associação Brasileira da Indústria do Café confirma em dados a paixão nacional que tão bem conhecemos: segundo a ABIC, o café está presente em 98,2% dos lares brasileiros. Mas antes de chegar em nossas casas e esquentar nossas manhãs com seu sabor diferenciado e seu aroma hipnotizante, o café precisa passar por uma série de estágios e, nesse que é o seu dia, vale lembrar de cada passo e cada profissional que se dedica para que possamos tomar nosso café sempre delicioso, fresco e com qualidade. Para conhecer todo esse processo, recorremos aos especialistas do Octavio Café para viajarmos da semente à xícara.

O plantio

Primeiro vem o plantio, que leva entre três a quatro anos. Normalmente uma nova safra, conhecida como “florada”, vem entre setembro e outubro. Com os frutos naturalmente vem em seguida a colheita, a ser feita precisamente no tempo certo, para que a bebida esteja devidamente madura e a produção não perca a qualidade e o rendimento. Com os frutos já em mãos, chega a parte de processamento e secagem. O processamento pode ser natural, através de um maquinário, ou pela fermentação controlada. E então os grão são secados ao sol ou em máquinas.

Acima, a colheita; abaixo, o processamento e a secagem

Em seguida vem a prova ou cupping, etapa na qual os grão são analisados por especialistas para garantir a melhor qualidade e sabor do lote – e é aí que o café como conhecemos começa a existir: ele é então torrado e moído, e se torna o café como amamos. A etapa seguinte já é a xícara, quando os baristas entram em cena, para preparar o café das formas mais diversas, realçando características diferentes em cada receita.

A torra e a moagem

Todos esses deliciosos dados nos foram passados por especialistas do Octavio Café que, além de ser a maior cafeteria da América Latina, é uma das poucas que detém 100% do controle de todo esse processo – da semente à xícara, com certificados internacionais garantindo a inigualável qualidade. E em comemoração ao Dia Nacional do Café, todas as lojas Octavio servirão um café espresso gratuitamente nesta quinta-feira, 24, das 16h às 17h e, pelo o e-commerce o consumidor encontrará as Cápsulas com 30% de desconto. Quem ainda não está salivando bom sujeito não é – então corra e garanta o seu.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conhecemos a Lojas Chan, primeira perfumaria 100% vegan de São Paulo