Debate

Nobel de Literatura é cancelado após escândalo de abusos sexuais

por: Redação Hypeness

Pela oitava vez desde sua criação em 1901, o Prêmio Nobel de Literatura não será entregue. Mas, neste ano a justificativa para a não realização da cerimônia é das mais sérias, abuso sexual.

O anúncio feito pela Academia Sueca é resultado de uma reportagem realizada pelo jornal Dagens Nyheter, na qual 18 mulheres acusam publicamente o dramaturgo francês Jean-Claude Arnault de tê-las abusado sexualmente.

De acordo com relatos entre os anos de 1997 e 2007, Arnault abusou sexualmente e até estuprou as mulheres, algumas nas dependências da Academia ou em apartamentos de alto padrão da instituição em Paris e Estocolmo.

Jean-Claude Aranult é acusado de abusar de suas vítimas na própria sede da Fundação Nobel

Enfrentando acusações de omissão, a Academia Sueca decidiu não entregar o prêmio máximo da literatura para não associar ou ter sua imagem arranhada pelo escândalo sexual.

“É necessário que a Academia tenha tempo para recuperar sua força plena, envolver um número maior de membros ativos e restaurar a confiança nela antes de escolher um novo vencedor”, disse um porta-voz da Fundação Nobel.

A preocupação se justifica, já que sete pessoas deixaram a instituição desde novembro e atualmente apenas 10 das 18 cadeiras estão ocupadas. A Fundação Nobel se defende dizendo que duas autoras boicotam a instituição há anos e de acordo o estatuto não é permitida a eleição de novos membros até sua morte.

Em 2016 o Nobel de Literatura foi entregue ao autor britânico-japonês Kazuo Ishiguro, e em 2016 ao cantor e compositor americano Bob Dylan.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vereadora é alvo de machismo em sessão por calça rasgada