Ciência

Nosso tempo médio de atenção já é menor que de um peixe dourado

por: Redação Hypeness

Você já deve ter se percebido em um momento em que estava fazendo algo importante, mas, sem nem saber como, acabou pegando o celular e dado uma olhada no Whatsapp, no Instagram ou no Facebook. Se precisávamos de um estudo para comprovar que é cada vez mais difícil estar focado em uma tarefa, aqui está.

Uma pesquisa científica realizada pela consultoria WGSN Mindset, com o foco como tema, concluiu que o tempo médio de atenção caiu de 12 segundos em 2000 para oito segundos agora. Isso é menos do que o período de atenção de um peixe dourado, que é de nove segundos, segundo o Statistic Brain.

O desejo de estar conectado o tempo todo faz com que a gente tente estar prestando atenção em tudo, mas muitas vezes o fato é que não nos concentramos em nada. E a sobrecarga de informações pode ocasionar um esgotamento do cérebro e o aumento do estresse, duas situações que podem desencadear dores de cabeça.

A dra. Célia Roesler, Diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia, afirma que “A sobrecarga de informações, principalmente com o aumento do consumo de conteúdo digital, pode ocasionar um esgotamento do cérebro e o aumento do estresse. Ambas as situações podem desencadear a dor de cabeça e devem ser combatidas por meio de uma aposta em um estilo de vida mais saudável e equilibrado”.

A conclusão da WGSN é de que a era da ansiedade, o esgotamento cerebral, a dor da pós-verdade, a autoexigência e o barulho são as cinco tendências que causarão mais dor de cabeça no futuro. A isso se soma um estudo que indica que a simples presença do celular é capaz de nos distrair, mesmo que não estejamos mexendo nele.

Se você chegou até o final deste texto sem se distrair, parabéns: você consegue se manter focado por mais tempo que a média da população – e que um peixe dourado também, é claro.

Publicidade

Fotos via Pixabay (Creative Commons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Legalização diminui uso de maconha entre adolescentes dos EUA