Debate

O consumo de abacates no Reino Unido está causando uma seca grave no Chile

por: Redação Hypeness

O mundo se tornou obcecado por abacates. Eles estão simplesmente em toda a parte: no pãozinho, no café e até neste restaurante em Nova York em que tudo leva o fruto.

Abacate é mesmo considerado um ótimo alimento para saúde e, além disso, delicioso. Então qual o problema? Basicamente, está no fato de que ele precisa de condições climáticas bem específicas para crescer.

A planta natural do México e de países da América Central não se adapta bem a climas frios. Acontece que os britânicos também amam o fruto do abacateiro

Segundo uma reportagem do The Guardian, o consumo de abacate no Reino Unido aumentou em 27% no último ano. Ao mesmo tempo em que os ingleses ganham em saúde comendo o alimento da moda, uma grave seca se manifesta no Chile. E as duas coisas podem estar interligadas.

A polêmica se concentra na província de Petorca, localizada na região de Valparaíso e considerada uma das maiores produtoras de abacate do mundo. Os moradores da área sugerem que foram instalados poços e tubulações ilegais para irrigar os abacateiros, que necessitam de muita água para crescer. Com isso, os níveis das águas subterrâneas caíram e os rios secaram, causando falta de água na região, ainda de acordo com o veículo.

Como o mundo é um só, para que um londrino coma sua torrada com abacate no café da manhã, um morador de Petorca é impactado pela falta de água potável.

Apenas em 2016, o Chile exportou mais de 17 mil toneladas de abacates para o Reino Unido, dos quais 67% cresceram em Valparaíso. No mesmo ano, o The Guardian já havia alertado sobre o aumento de roubos relacionados ao fruto na Nova Zelândia, desencadeado pela sua alta demanda no mercado.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Não é engraçado: Mulher que empurrou Marcelo Rossi sofre de problemas mentais