Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na culinária japonesa há sempre segredos milenares devidamente guardados, tanto em termos de sabores refinados e novos quanto nas benesses para a saúde que esses alimentos podem oferecer. O último tesouro revelado diretamente do fundo dos mares da ilha de Okinawa é uma alga marinha chamada mozuku. Plena em benefícios para a saúde e bastante utilizada na culinária japonesa tradicional – tida como um dos segredos da longevidade dos moradores da ilha – dentre muitas a mozuku possui uma peculiaridade em sua colheita: ela precisa ser aspirada do fundo do mar.
A alga é plantada em redes no fundo dos mares rasos, limpos e de clima temperado da ilha de Okinawa – o único lugar do mundo onde a mozuku é cultivada. As técnicas de cultivo e de colheita com um gigante aspirador aquático foram desenvolvidas há 50 anos, e se caracteriza por ser sustentável, e não criar nenhum lixo em excesso. Cultivada em uma área rasa de 300 metros quadrados, em época de colheita é possível aspirar mais de uma tonelada de mozuku por dia.
Cheia de nutrientes, a alga, além de saborosa, possuem baixa caloria, são ricas em fibras, minerais, sódio, magnésio, potássio, iodo, ferro, zinco, diversas vitaminas, e ainda oferecem efeito antioxidante, probióticos – ajudando na digestão e na perda de peso – e ainda DHA e EPA, ácidos graxos da família ômega 3, trazendo assim melhorias para a saúde cognitiva e cardiovascular. Trata-se de um super alimento, e a única ameaça a esse tesouro é, como sempre, o ser humano.
O lixo nos mares, além de poluir a água e afetar a qualidade da alga, ainda cria uma barreira para que o sol atinja a planta, elemento fundamental para seu melhor desenvolvimento. “Não importa quais técnicas sejam desenvolvidas, se o ambiente continuar a ser poluído, a produção ficará cada vez mais difícil”, diz Tadashi Oshiro, um dos mais experientes fazendeiros marítimos de Okinawa, produtor de mozuku, e estrela do vídeo abaixo. Como em toda natureza, os tesouros estão disponíveis, para serem cultivados, aproveitados mas também cuidados – ou viveremos como o lixo que jogamos no mar.
Publicidade
O ano já está quase na metade e você ainda não fez aquela viagem que vem há tempos adiando? É, não adianta dizer...
Se você é do tipo que se apaixonou pela proposta com a qual o Airbnb surgiu, de oferecer mais contato com moradores...
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (26) que a partir de 1º de janeiro do ano que vem, todos os funcionários da...
A primeira missão de turismo espacial e totalmente tripulada por civis será lançada em setembro pela SpaceX – e...
Existem muitas histórias de viajantes por aí e nós sempre retratamos várias no Nômades Digitais. Com esta não...
Comer é uma atividade que vai além de ser algo essencial para o corpo: ela se tornou uma paixão das mais atraentes...
O Ski.com está em busca de pessoas interessadas em conhecer as principais estações de esqui do mundo. O melhor,...
Em qualquer lugar do mundo os boêmios e baladeiros locais sabem que uma noite de festa, bebedeira ou diversão...
A Noruega é um dos países mais desenvolvidos do mundo e conta com atrações curiosas, como um restaurante submerso,...