Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Já está claro que, com o atual governo federal, onde algo puder piorar, irá piorar. É o caso do chamado “PL do Veneno”, Projeto de Lei 6299/02 que visa atualizar a lei dos agrotóxicos, de 1989 com, entre outros impropérios, mudar o termo “agrotóxico” para “defensivo fitossanitário”. A proposta é do atual ministro da agricultura, pecuária e abastecimento, Blairo Maggi, do PP.
O ministro Blairo Maggi
A votação dessa PL vem sendo tentada desde 2002, e a última discussão aconteceu semana passada na Câmara, sem chegar a um resultado. A próxima reunião será dia 29. Movimentos como Greenpeace acusam a lei de tentar mascarar a “nocividade do compontente”, enquanto a famigerada bancada ruralista, a favor do projeto, diz que a atual legislação é antiquada e excessivamente burocrática, dificultando assim o registro de novos produtos.
Outra novidade proposta pela lei seria centralizar o registro de novos agrotóxicos nas mãos do Ministério da Agricultura, mudando o atual modelo em que o registro se dá entre o Ibama e a Anvisa. Além disso, a lei proposta pretende definir como crime somente a produção, armazenamento, transporte e importação de produtos “não registrados ou autorizados”, deixando de fora questões como a quantidade, o local e o modo de aplicar o produto – e oferecendo permissão a produtos “registrados”.
Tanto a Anvisa e o Ibama quanto a Fundação Oswaldo Cruz se manifestaram contra as mudanças, e da mesma forma uma série de artistas, autoridades e pessoas ligadas à indústria do alimento foram às redes e a público se declarar contrárias ao “PL do Veneno” que, segundo nota da Fiocruz, “tem em comum o desmonte do sistema normativo regulatório de agrotóxicos no Brasil. Este PL representa em seu conjunto uma série de medidas que buscam flexibilizar e reduzir custos para o setor produtivo, negligenciando os impactos para a saúde e o meio ambiente”, afirma a nota.
A “PL do Veneno” pode ser lida como uma perfeita ilustração do atual governo e do Brasil: enquanto o mundo caminha para abolir o uso de agrotóxicos em nome de algo tão essencial quanto a saúde da população, por aqui se tenta facilitar a utilização de veneno em nossa comida, em nome do eterno lucro dos poucos que mandam no país. O site Chega de Agrotóxicos colocou no ar uma petição contra a PL e pela aprovação de uma Política Nacional de Redução de Agrotóxicos. O abaixo-assinado já conta com mais de 150 mil assinaturas.
Publicidade
Um documento feito para direção da Coca-Cola nos EUA obtido pelo The Intercept Brasil mostrou que a empresa enxerga o...
No ‘aniversário’ de um mês do desligamento da TV Globo, Izabella Camargo fez um longo desabafo em sua página do...
Poucas coisas são mais irritantes do que estar falando com uma pessoa enquanto ela mantém os olhos fixos no...
O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, a proibição da prisão em segunda instância. A decisão...
A empresária Lorenna Vieira, 21, denunciou, nesta quinta-feira (30 de janeiro), um ato de racismo envolvendo o banco...
Uma pesquisa recente, encomendada pela revista EXAME junto ao Instituto Ideia, mostrou que 78% da população...
Que a maioria das postagens que vemos nas redes sociais não é a realidade do que as pessoas vivem todos sabemos. Mas...
Alerta de “live acidental”! Enquanto tentava fazer uma chamada de vídeo com Nicolás Trotta, ministro da...
A hipersexualização de MC Meldoy, de apenas 11 anos, deu força ao debate sobre erotização infantil. A partir da...