Inspiração

ONG de Matt Damon garante água para 8,5 mil famílias brasileiras em situação de risco

por: Mari Dutra

Cerca de metade dos brasileiros ainda não conta com condições de saneamento básico. Embora o problema seja gigante, algumas iniciativas prometem melhorar a vida de muita gente que vive nesta situação.

É o caso da parceria entre o Banco da Família e o projeto WaterCredit, da Water.org (a ONG fundada pelo ator Matt Damon e pelo engenheiro Gary White, sobre a qual já falamos aqui, aqui e aqui). A união irá oferecer crédito para que 8,5 mil famílias em situação de risco tenham acesso à água tratada e instalações sanitárias, sem necessidade de comprovar renda.

Estima-se que mais de 33 mil pessoas serão beneficiadas pela iniciativa. O Banco da Família é considerado uma das instituições de microfinanças mais importantes da América Latina. A instituição será responsável por liberar uma linha de crédito de R$ 24,5 milhões e caberá à Water.org um aporte no valor de US$ 330 mil.

Temos linha de crédito específica para atender famílias que precisam de dinheiro para comprar caixas d´água, biodigestores, fossa séptica, material elétrico, tinta – enfim tudo que é necessário para construir ou reformar instalações hidráulicas e sanitárias”, comenta Isabel Baggio, presidente do Banco da Família.

O projeto foi formatado com base em uma pesquisa realizada em seis cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde a instituição atua. De acordo com as necessidades percebidas pela população, foram formatados os valores, taxas e o prazo de pagamento para os empréstimos. Além disso, a equipe de agentes de crédito do Banco da Família foi treinada para identificar a ausência de instalações de saneamento e água, além de aprender técnicas de abordagem e sensibilização para trabalhos desenvolvidos em comunidades vulneráveis.

A falta de saneamento básico é um problema de saúde pública no Brasil, sendo responsável por centenas de milhares de casos de internação por diarreia todos os anos, segundo o Instituto Trata Brasil. De acordo com o BNDES, 65% das internações de crianças com menos de 10 anos são provocadas pela deficiência ou ineficiência de esgoto ou água limpa.

Publicidade

Fotos: CC0 via Unsplash


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.


X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa celebra sexo após os 50 e diz que viveu experiências novas com envelhecimento