Debate

Pilotos franceses lançam missão para resgatar migrantes no Mediterrâneo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Enquanto muitos líderes políticos europeus não encaram de frente a crise migratória no continente, uma dupla de pilotos franceses resolveu agir. Na última sexa-feita (4) os dois profissionais da aviação lançaram a primeira missão independente de salvamento no Mediterrâneo.

Tirando dinheiro do próprio bolso José Benavente de 49 anos, e Benoît Micolon, de 34, fundaram a Associação Pilotos Voluntários, que a partir de agora vai auxiliar embarcações de ONGs atuantes no resgate de imigrantes na região, especialmente na costa Líbia.

A Síria tem o maior número de imigrantes que tentam chegar até o continente europeu

A costa do país localizado no Norte da África é considerada como uma das ameaçadoras para os que enfrentam a perigosa missão de migrar por via marítima entre o continente africano e Europa.

Publicidade

“É insuportável ver gente morrendo afogada nas portas da Europa. Com nosso avião, poderemos ajudá-los do alto”, declarou jornal Aujourd’hui em France o francês que trabalhou por mais de duas décadas com causas humanitárias.

A primeira missão da Associação Pilotos Voluntários parte de Malta e uma série de decolagens diárias estão na programação. Aliás, desde o lançamento o projeto foi abraçado por outros 10 pilotos. Até o momento nenhuma autoridade francesa se manifestou sobre a situação.

Uma das crises mais agudas do século, a migração de africanos e árabes para terras europeias resulta em números trágicos. Só em 2018, 500 pessoas já morreram afogadas na região. Em 2016, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) registrou 3.800 óbitos.

Apesar da abertura ao diálogo de países como Alemanha, que se ofereceu em receber refugiados, a postura hostil contra os imigrantes ainda é bastante comum. Em 2015 por exemplo a Hungria construiu um muro na fronteira com a Sérvia para evitar a entrada de pessoas vindas de outros continentes.

Publicidade Anuncie

Foto: Wikipédia


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Criticada, OAB cita ‘embasamento jurídico’ em desfile de crianças para adoção