Ciência

Por que, mesmo inclinada, a Torre de Pisa resiste a terremotos? Estudo desvenda o mistério

por: Redação Hypeness

O que começou como um erro desastroso de engenharia se tornou um dos mais visitados pontos turísticos de todo o mundo, além de um verdadeiro enigma arquitetônico: os cinco graus de inclinação da Torre de Pisa oferecem a singularidade que move milhões de turistas anualmente até a região da Toscana, na Itália, para tirarem fotos em perspectiva fingindo que estão segurando a Torre. A grande questão que permanecia era: como a Torre de Pisa, que já enfrentou ao menos quatro grandes terremotos desde o início de sua construção, no longínquo ano de 1173, até hoje não desabou?

A resposta encontrada por um grupo de pesquisa formado por 16 engenheiros, retorna curiosamente ao próprio motivo que fez a torre inclinar, logo do início de sua construção. Quando o terceiro andar da Torre de Pisa foi concluído, percebeu-se que sua fundação havia sido mal feita, e que principalmente o solo arenoso não era adequado para receber tal construção. Tentativas de compensar o peso deram errado, e a Torre acabou inclinando-se para o sudoeste.

Pois o solo que causou o “erro” é também o que salvou a Torre de desabar com os abalos sísmicos. O estudo concluiu que, sobre qualquer outro solo, os terremotos mais moderados poderiam derrubar a torre de vez, mas um fenômeno intitulado “interação dinâmico solo-estrutura” faz com que outra dinâmica vibracional se estabeleça, e a estrutura não ressoe como o esperado. De certa forma, é como se o solo arenoso funcionasse como uma suspensão para a Torre, que assim, por seu célebre defeito, permaneceu de pé ao longo desses mais de 800 anos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: Brasil mira reabertura e OMS diz que pior momento da pandemia está por vir