Debate

Prefeito de NY diz que polícia não vai mais prender usuários de maconha

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, acaba de anunciar uma medida significativa no processo de descriminalização das drogas. Em pronunciamento feito na última terça-feira (15), o mandatário declarou que a cidade não vai mais prender usuários de maconha.

A decisão representa avanços no postura dos Estados Unidos, reconhecidamente conservador diante das drogas, além de ser um passo importante na descriminalização negros e hispânicos, setores sociais mais atingidos pelas prisões em massa.

Nos EUA a polícia prende negros portando maconha oito vezes mais do que brancos

Contudo para membros dos movimentos negros e defensores dos direitos humanos é fundamental que por trás da legalização do consumo ou do afrouxamento de leis contra a maconha  – realidade para mais de 82% dos norte-americanos o objetivo seja o fim da estigmatização de latinos e negros. Afinal números demonstram que afro-americanos são presos com maconha oito vezes mais do que brancos.

O prefeito Bill de Blasio quer o fim das prisões em até 30 dias

“Este movimento [antiproibicionista] está numa encruzilhada. Qualquer vitória que dependa da brancura não será uma vitória de todos nós”, declarou ao jornal Folha de São Paulo Michelle Alexandre, autora do livro The New Jim Crow, que aborda justamente o encarceramento em massa de jovens negros, em sua maioria vistos como traficantes pela polícia.

Pouco se sabe até o momento sobre quais serão as medidas práticas adotadas pelo governo e polícia de NY, porém de acordo com o jornal New York Times a proibição da detenção de usuários de maconha, que estará vigente em 30 dias, não vai impedir os oficiais de abordarem suspeitos.

 

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em decisão inédita, STJ autoriza importação de canabidiol para tratamento médico