Inspiração

Professor cria biblioteca com rodas para espalhar seu amor pela literatura às crianças

Redação Hypeness - 09/05/2018

Antonio La Cava, um professor italiano de literatura, decidiu que depois de 42 anos de ensino, poderia fazer ainda mais para espalhar seu amor pela leitura às crianças. Então, em 2003, ele comprou uma moto usada e a modificou para criar uma biblioteca móvel que abriga 700 livros. Ele está viajando na “Bibliomotocarro” desde então.

A cada semana, ele viaja para aldeias de difícil acesso na Itália, ao som de um órgão que anuncia sua chegada. Quando ouvem a música, as crianças correm para a biblioteca móvel com entusiasmo, já que aparência do veículo é bastante similar a um caminhão de sorvete.

A rota de oito paradas de La Cava leva mais de 500 quilômetros cada viagem, o que ele faz sem apoio de nenhum órgão do governo ou ONG. A viabilização do projeto é inteiramente de sua responsabilidade e possui como único objetivo oferecer opções de leitura às crianças.

Em uma entrevista, La Cava explicou que sua experiência no sistema escolar o fez sentir que havia uma maneira melhor de ensinar as crianças a amar os livros, dizendo: “Um desinteresse pela leitura geralmente começa em escolas onde a técnica é ensinada, mas é não sendo acompanhado pelo amor. Ler deve ser um prazer, não um dever”.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.