Ciência

Última teoria de Stephen Hawking diz que universo não é infinito

por: Redação Hypeness

As teorias modernas a respeito do surgimento e do funcionamento do universo sugerem que sua criação se deu a partir de uma breve explosão, em uma fração de segundo após o Big Bang, a partir da qual o cosmos rapidamente se expandiu – e segue se expandindo. Esse movimento de expansão seria um evento eterno, acontecendo em distâncias incalculáveis, sendo a parte observável do universo uma mínima fração da totalidade do cosmos, onde o processo se concluiu e por isso foram formadas as estrelas, planetas e galáxias.

A última teoria publicada pelo físico inglês Stephen Hawking antes de sua morte, no entanto, contraria algumas dessas máximas – e pode alterar tudo que entendemos sobre o tema.

O estudo foi realizado por Hawking em parceria com o professor Thomas Hertog, da universidade KU Leuven, na Bélgica, e foi publicado pelo Journal of High-Energy Physics, na semana passada. Segundo o estudo, o universo seria mais simples e, especialmente, seria finito.

A pesquisa foi realizada em julho do ano passado, e publicada antes da morte de Hawking, ainda com a chancela do gênio da física e da cosmologia. Em resumo, a última teoria de Hawking e Hertog afirma que a ideia da inflação eterna está errada.

Hertog e Hawking

“Prevemos que o nosso universo, nas maiores escalas, é razoavelmente simples e globalmente finito. Portanto, não é uma estrutura fractal”, afirmou Hawking na pesquisa. A pesquisa ainda precisa ser confirmada em novos trabalhos, mas sugere uma redução significativa no universo e “uma categoria muito menor de possíveis universos”, afirmou Hawking. Se confirmada, a nova pesquisa terá implicações intensas sobre o paradigma do multiverso que rege os estudos cosmológicos hoje.

Hawking é um dos maiores astrofísicos da história, e Hertog recebeu, em 2014, uma bolsa de dois milhões de euros por seus anos de trabalho em cosmologia holográfica quântica.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Arquipélago com praia e rio com o triplo do tamanho do RJ é achado submerso no RS