Debate

Viral choca ao mostrar diferenças entre pulmões de ex-fumantes e não-fumantes

07 • 05 • 2018 às 23:49
Atualizada em 13 • 01 • 2022 às 20:15
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O hábito de fumar cigarros trouxe inúmeros casos de doenças e motivou campanhas anti-fumo eficientes: o número de fumantes tem caído no Brasil e no mundo. No país, o percentual de adultos que fumam diariamente diminuiu de 24% em 1990 para 10% em 2015.

Mas isso não quer dizer que o tabagismo deixou de ser um problema grave, afinal, são mais de 20 milhões de brasileiros fumando diariamente – sem contar os fumantes ocasionais e os fumantes passivos, que também desenvolvem problemas de saúde.

Qual é a cor do pulmão de um fumante?

Os pulmões de quem fuma ficam completamente escurecidos porque são os órgãos mais afetados pelos anos de consumo do tabaco. Por esse motivo, estão suscetíveis a várias doenças, como o câncer e o enfisema pulmonar.

A imagem de pulmões pretos já é conhecida graças às campanhas do Ministério da Saúde, mas não deixa de ser chocante. Um vídeo gravado por uma enfermeira norte-americana comprova: em duas semanas, acumulou mais de 15 milhões de visualizações e de 600 mil compartilhamentos.

 

Amanda Eller trabalha em um hospital da Carolina do Norte e fez as imagens, comparando a capacidade de pulmões de um paciente que fumou um maço de cigarros por dia por 20 anos aos de um paciente que não fumava.

Além da diferença clara de cor – de um lado, os pulmões pretos, do outro, os avermelhados -, ela explica que o órgão dos fumantes infla menos e esvazia mais rápido. Isso porque os tecidos, naturalmente elásticos, ficam endurecidos por causa da exposição constante à fumaça do tabaco.

Por mais que os malefícios do fumo sejam amplamente conhecidos, nada como uma boa representação visual para demonstrar os problemas que o prazer momentâneo e o vício subsequente podem acarretar.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Canais Especiais Hypeness