Sustentabilidade

5 mudanças simples de atitude para ser mais sustentável durante os jogos do Mundial

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Todo dia é dia de tomar atitudes sustentáveis – para o planeta e os males que o ser humano vem causando, afinal, não há feriado, final de semana, mês ou mesmo ano. Certas época, no entanto, acabam intensificando nossas atitudes mais poluentes ou prejudiciais para o meio ambiente – e o Mundial é definitivamente uma delas.

O especial consumo de energia, as locomoções pela cidade, as festas e o exacerbado consumo de modo geral fazem do Mundial de futebol um período de alerta para o planeta.

Para evitar o desperdício e quebrar o paradigma poluente, selecionamos 05 atitudes simples que podem fazer do Mundial um evento mais sustentável e, nem por isso, menos divertido ou especial. O planeta agradece, e todos saem campeões.

Deixe o carro em casa e vá de bike

Para ir a casa de um amigo, uma festa ou um bar a fim de assistir uma partida da seleção, deixe o carro em casa e utilize a bike como meio de transporte. Além de fazer bastante bem para sua saúde e evitar o trânsito, você deixa de emitir quantidades monstruosas de gás carbônico. Se o uso do carro for inevitável, tente se valer de uma carona coletiva ou ao menos do transporte público.

Não use canudo

Tudo que é utilizado somente uma vez e depois acaba no lixo é um problema para o meio ambiente e o planeta. O canudo não só é por si um desperdício com ainda não possui especial utilidade. Esqueça o prazer besta ou decorativo de usar o canudo e beba diretamente do copo, ou ao menos utilize um canudo reutilizável e faça toda diferença.

Use copos reutilizáveis

A mesma questão dos canudos e do desperdício vale para os copos, com alguns agravantes: além das bebidas serem parte fundamental das festa e do própria celebração da Copa, trata-se de objetos efetivamente úteis e inevitáveis. Dessa forma, na hora dos jogos, esqueça os copinhos de plástico ou papel descartáveis – qualquer reutilizável, como até mesmo o bom e velho vidro, será mesmo a melhor pedida.

Beba na latinha

Melhor para o sabor e a qualidade da bebida e radicalmente melhor para o meio ambiente, a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável não só para o Copa, mas para o ano inteiro. Além de não permitir a entrada de luz e assim manter a bebida em sua integridade original, praticamente todas as latas de alumínio produzidas no Brasil são recicladas – e, após utilizadas, separadas e coletadas, voltam em cerca de 60 dias para as prateleiras. Como Copa sem bebida não tem graça, vá de lata.

Corte a carne ao menos por um dia

Não é preciso ir para o tudo ou nada para fazer diferença – cortar a carne do seu cardápio por um dia já impactará positivamente de forma radical. Além de reduzir a demanda que tira a vida de milhões de animais (muitas vezes em processos intensos de desperdício), você estará contribuindo para uma intensa redução na emissão de gás carbônico e no consumo de água assustador que a produção de carne exige. Pode manter o churrasco de sábado – basta cortar a carne de segunda sem perder o sabor ou o prazer de comer.

Latinha é bom demais. Lembra verão, festa, carnaval, mundial de futebol. Latinha é descolada, é sustentável, é gostosa, gela rápido, preserva o sabor e é pura praticidade e estilo. Latinha é gol de placa!

Por isso, o Hypeness e o movimento Vá de Lata, uniram forças para criar um Canal especialmente dedicado a reverberar a campanha Vá de Lata Pelo Mundo durante a nossa torcida pelo Brasil nos próximos meses. Afinal, quem torce pelo mundo bebe na latinha! 🙂

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cidade brasileira pode ter desconto no IPTU para quem reciclar lixo