Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Senegal fez bonito em sua estreia na Copa do Mundo da Rússia e venceu a Polônia 2 a 1, garantindo o primeiro triunfo africano no torneio. As arquibancadas do estádio Spartak, em Moscou, ficaram coloridas de verde, amarelo e vermelho, símbolos não só da bandeira do país da África Ocidental, mas também da alegria e criatividade dos torcedores deste país tão diverso.
A vitória fez a alegria de colônias de senegaleses mundo afora e no Brasil não foi diferente. Depois do apito final do árbitro as ruas e becos do centro da capital paulista foram invadidos por grupos de senegaleses celebrando o triunfo histórico e preenchendo uma tarde fria de outono com alegria.
Para os mais atentos esta manifestação é muito mais do que parece ser. Como já é sabido o Brasil abriga a maior população de negras e negros fora da África e a cidade de São Paulo é um grande exemplo disso. Aliás, Sampa é o lar de uma crescente comunidade de imigrantes africanos. De acordo com a Polícia Federal entre 2000 e 2012 o número de africanos no Brasil cresceu mais de 20 vezes e estima-se que existam pessoas de pelo menos 38 nacionalidades.
Senegal nos convida a pensar sobre África
Ou seja, a celebração senegalesa em São Paulo serve de reflexão para a importância africana na formação do Brasil e não só isso, joga luz para a urgência da quebra de uma visão eurocentrada que insiste em ignorar a contribuição e a presença de outras nações por aqui. Ainda é raro se deparar com reportagens sobre os hábitos de comunidades africanas, por exemplo. Em função do racismo recorre-se ainda ao estereótipo para falar destas pessoas.
Que a participação africana na Copa do Mundo sirva também para uma reflexão da sociedade sobre suas responsabilidades na manutenção de conceitos preconceituosos.
Publicidade
Em.bus.te "Mentira artificiosa, plano para enganar alguém", é como define o Priberam. Para muita gente, essa...
Mais uma vez, a ícone da música popular brasileira e também do Carnaval, Ivete Sangalo, deu aula de civilidade na...
2020 chegou com os dois pés na porta e virou nossas vidas do avesso. Se a sua cabeça não está fervilhando ainda, é...
As assistentes virtuais têm feito cada vez mais sucesso entre os brasileiros. Quem deseja investir em um auto-falante...
O chef americano Anthony Bourdain, um dos mais queridos e interessantes cozinheiros, críticos de gastronomia,...
A empresária catarinense Thaise de Mari teve uma surpresa e tanto ao ver a primeira foto tirada com sua filha Carmel,...
Conhecido pelo trabalho social por meio da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, o padre Julio Lancellotti foi alvo de...
Quantas barreiras são colocadas entre nós e outras pessoas? Diferenças sociais, étnicas, religiosas e tantas outras...
O projeto Women To Look Up To, uma organização sem fins lucrativos localizada no Reino Unido, resolveu desenvolver...