Inspiração

A maravilhosa festa da comunidade senegalesa no centro de SP

Redação Hypeness - 20/06/2018

O Senegal fez bonito em sua estreia na Copa do Mundo da Rússia e venceu a Polônia 2 a 1, garantindo o primeiro triunfo africano no torneio. As arquibancadas do estádio Spartak, em Moscou, ficaram coloridas de verde, amarelo e vermelho, símbolos não só da bandeira do país da África Ocidental, mas também da alegria e criatividade dos torcedores deste país tão diverso.

A vitória fez a alegria de colônias de senegaleses mundo afora e no Brasil não foi diferente. Depois do apito final do árbitro as ruas e becos do centro da capital paulista foram invadidos por grupos de senegaleses celebrando o triunfo histórico e preenchendo uma tarde fria de outono com alegria.

Para os mais atentos esta manifestação é muito mais do que parece ser. Como já é sabido o Brasil abriga a maior população de negras e negros fora da África e a cidade de São Paulo é um grande exemplo disso. Aliás, Sampa é o lar de uma crescente comunidade de imigrantes africanos. De acordo com a Polícia Federal entre 2000 e 2012 o número de africanos no Brasil cresceu mais de 20 vezes e estima-se que existam pessoas de pelo menos 38 nacionalidades.

Senegal nos convida a pensar sobre África

Ou seja, a celebração senegalesa em São Paulo serve de reflexão para a importância africana na formação do Brasil e não só isso, joga luz para a urgência da quebra de uma visão eurocentrada que insiste em ignorar a contribuição e a presença de outras nações por aqui. Ainda é raro se deparar com reportagens sobre os hábitos de comunidades africanas, por exemplo. Em função do racismo recorre-se ainda ao estereótipo para falar destas pessoas.

Que a participação africana na Copa do Mundo sirva também para uma reflexão da sociedade sobre suas responsabilidades na manutenção de conceitos preconceituosos.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.