Debate

A partir de agora sacolas plásticas estão proibidas por lei em supermercados do Rio

por: Redação Hypeness

Depois da notícia da invenção da sacolinha de ‘mandioca’ que se dissolve na água, o Rio de Janeiro acaba de anunciar o banimento dos sacos plásticos em todos os supermercados do estado.

Sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão (MDB), o projeto de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), obriga a substituição das sacolas plásticas por bolsas reutilizáveis – padronizadas nas cores verde e cinza e que poderão ser usadas até 60 vezes.

Com a publicação no Diário Oficial fica proibida a distribuição e a venda dos sacos plásticos. A ideia é que as bolsas biodegradáveis, com 51% de material fruto de fontes renováveis, sejam usadas também para o depósito de lixo orgânico doméstico.

O Rio de Janeiro também vai proibir os canudinhos de plástico

As novidades podem ser distribuídas gratuitamente ou mediante cobrança de até seis centavos por unidade. O prazo estabelecido para a substituição é de até 18 meses para micro e pequenas empresas. Os grandes estabelecimentos têm 12 meses para se organizarem.

“Estou particularmente feliz, pois estou há 15 anos neste assunto. A lei não é contra o uso do plástico, é contra o conceito de descartável. Quando você diz que algo é descartável, você polui logo pelo nome, pois diz-se de cara que o meio ambiente é uma lata de lixo. A grande vitória histórica é que o Rio vai deixar de jogar na natureza quatro bilhões de sacolas plásticas por ano”, declarou Minc ao O Globo.

Ainda no Rio de Janeiro, os bares da capital fluminense não vão poder mais utilizar canudinhos plásticos. A partir de agora os estabelecimento vão ter que usar o papel biodegradável como alternativa. A multa em caso de descumprimento é de R$ 3 mil.

Publicidade

Foto: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
The Crown ‘é baseada na verdade’, diz Harry que dá ideia de convívio com família real