Arte

A visita de Anthony Bourdain a SP revela um grande ser humano: ‘O Brasil é um lugar para comer e sonhar’

por: Redação Hypeness

Ainda vai levar tempo para que a notícia da morte de Anthony Bourdain seja digerida completamente. Um dos chefs mais bem-sucedidos dos últimos tempos, o norte-americano há 11 temporadas no comando do programa Parts Unknown foi encontrado morto por um amigo no quarto de um hotel na França.

Com seu ímpeto desbravador Bourdain esteve presente nos quatro cantos do mundo em busca da combinação entre gastronomia e cultura. A grande sacada ao longo de sua trajetória foi buscar pela simplicidade, deixando de lado os ambientes mais sofisticados, algo comum nos programas de culinária. Ora, quem já imaginou vê-lo jantando em um restaurante do Vietnã por seis reais ao lado de ninguém menos do que o presidente Barack Obama?

Pois é. O Brasil também esteve no radar do chef de 61 anos. Não faz muito tempo que Bourdain desembarcou por aqui e provou alguns dos pratos mais importantes da nossa gastronomia. Em 2007, período em que esteve à frente do programa Sem Reservas, do Discovery Travel & Living, Anthony esteve na cidade de São Paulo.

Antonhy Bourdain mergulhou na complexidade gastronômica de SP

O chef, que disse achar a capital paulista uma cidade feia, perambulou pelos principais botecos da metrópole. Mas não se enagene, pois no quesito gastronômico o município era um de seus prediletos. No roteiro teve de tudo, opções clássicas como o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal, feijoada, 14 caipirinhas, o famoso churrasquinho grego (ou ‘filé miau’) e claro, o samba na quadra da Rosas de Ouro.

“Antes da loucura, um momento calmo com a lingüiça”, disse enquanto se espantava com a fissura dos paulistanos com o purê de batatas.

Atento aos conselhos gastronômicos da população comum, Bourdain não se deixou seduzir pelo glamour dos principais restaurantes paulistanos. Pelo contrário, o americano deu preferência aos pratos apreciados pelo povão.

“Um petisco com cerveja, após o trabalho, com porções simples, sem enrolação, deliciosamente fritas e crocantes”, comentou.

É justamente a combinação entre a busca pela diversidade cultural e gastronômica que o transformou em uma figura admirável, não só entre os chefs, mas pelos milhões de seguidores. Como o próprio Bourdain definiu, “o Brasil é um lugar para comer e sonhar”. 

Confira as andanças do chef pelas ruas da babilônia paulistana:

Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
TV Cultura estreia canal no YouTube para exibir programas favoritos da sua infância