Sustentabilidade

Alimentação vegana é a melhor forma de reduzir seu impacto na terra, aponta estudo

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Evitar carne e produtos com lactose é a maior maneira de reduzir seu impacto ambiental no planeta, de acordo com os cientistas por trás da análise mais abrangente dos danos causados pela agricultura ao planeta.

A nova pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra que sem o consumo de produtos de origem animal, o uso agrícola global poderia ser reduzido em mais de 75% – uma área equivalente a EUA, China, União Européia e Austrália juntas – e ainda alimentar o mundo. A perda de áreas selvagens para a agricultura é a principal causa da atual extinção em massa da vida selvagem.

O estudo, publicado na revista Science, criou um enorme conjunto de dados baseado em quase 40 mil fazendas em 119 países e cobrindo 40 produtos alimentícios que representam 90% de tudo o que é comido. Ele avaliou o impacto total desses alimentos, do campo ao garfo, no uso da terra, emissões de mudanças climáticas, uso de água doce e poluição da água (eutrofização) e poluição do ar (acidificação).

“Uma dieta vegana é provavelmente a maior maneira de reduzir seu impacto no planeta Terra, não apenas gases de efeito estufa, mas acidificação global, eutrofização, uso da terra e uso da água”, disse Joseph Poore, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. a pesquisa. “É muito maior do que cortar seus vôos ou comprar um carro elétrico”, disse ele, já que estes apenas cortam as emissões de gases do efeito estufa.

Os cientistas desmentiram ainda o argumento de que produtos animais são necessários para alimentar a população. Carnes e laticínios geram apenas 18% de todas as calorias ingeridas no planeta por seres humanos e dão apenas 37% de toda a proteína que precisamos. Ainda assim, esses produtos usam 83% de toda a área cultivável e produz 60% dos gases do efeito estufa produzidos no agronegócio.

“A agricultura é um setor que abrange todos os problemas ambientais”, disse ele. “Evitar o consumo de produtos de origem animal traz benefícios ambientais muito melhores do que tentar comprar carnes e laticínios sustentáveis ”.

A análise também revelou uma enorme variabilidade entre diferentes formas de produzir o mesmo alimento. Por exemplo, bovinos de corte criados em terras desmatadas resultam em 12 vezes mais gases de efeito estufa e usam 50 vezes mais terra do que aqueles que pastam em propriedades rurais. Mas a comparação de carne bovina com proteína vegetal, como ervilha, é gritante, com até mesmo a carne bovina de produzida de forma responsável por seis vezes mais gases de efeito estufa e 36 vezes mais terra. “Converter pasto em carne é como usar carvão para gerar energia. Sempre vem com um imenso custo em emissões” – afirmou Poore.

Nem a produção de gado mais sustentável pode ajudar o planeta

Nem a produção de gado mais sustentável pode ajudar o planeta

Uma surpresa do trabalho foi o grande impacto da criação de peixes de água doce, que já foi considerada relativamente “amiga” do meio ambiente.“Você tem todos aqueles peixes depositando seus excrementos e ração não consumida no fundo das lagoas, onde quase não há oxigênio, tornando este o ambiente perfeito para a produção de metano”, concluiu o cientista.

A pesquisa também descobriu que a carne bovina alimentada com pasto, considerada de impacto relativamente baixo, ainda era responsável por impactos muito maiores do que os alimentos à base de plantas. “Converter grama em [carne] é como converter carvão em energia. Ele vem com um imenso custo em emissões ”, disse Poore.

“A razão pela qual eu comecei este projeto foi entender se havia produção animal sustentável por aí. Mas parei de consumir produtos animais nos últimos quatro anos deste projeto. Esses impactos não são necessários para sustentar nosso modo de vida atual. A questão é quanto podemos reduzi-los e a resposta é muito”, concluiu Joseph.

Publicidade Anuncie

Foto destaque: Daniela


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mundo pode ter década mais quente da história, segundo agência britânica