Inovação

Após Finlândia, cidade na Califórnia vai testar renda básica universal

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Durante anos, os cidadãos de Stockton, na Califórnia, enfrentaram desemprego, pobreza e muitas dificuldades, mas um novo experimento pode mudar isso. Nos próximos meses, o prefeito Michael Tubbs planeja lançar um projeto teste de renda básica universal que irá – sem quaisquer condições ou requisitos de trabalho – dar pagamentos mensais para cerca de 100 famílias nos próximos dois anos.

De acordo com o New York Times, com pagamentos regulares e sem compromisso do governo, as pessoas poderão voltar à escola ou sair de dívidas de empréstimos estudantis. O dinheiro extra pode se transformar em mais tempo gasto com a família ou a capacidade de fazer refeições mais saudáveis – a ideia é permitir que as pessoas melhorem sua qualidade de vida o máximo possível.

Este é o primeiro teste de renda básica universal apoiado pelo governo nos EUA, no entanto, existiram alguns em outros lugares. O experimento mais famoso até hoje foi o lançado na Finlândia em 2017. Embora tenha sido programado para dois anos, o programa não foi renovado depois de seu primeiro ano, em parte porque a pressão pública pressionou os desempregados finlandeses que receberam ajuda para que procurassem trabalho. Além disso, os pagamentos experimentais foram um tanto redundantes em um país onde as mensalidades universitárias, os serviços de saúde e outros programas públicos já são financiados pela receita tributária.

Mas nos EUA, os custos notoriamente altos do ensino médio e da saúde podem ser financeiramente difíceis para muitos, portanto, o programa de Stockton poderá abordar mais diretamente os problemas enfrentados pelos americanos.

A inspiração do prefeito Tubbs para a renda básica universal vem de ver a necessidade em primeira mão: ele cresceu em meio à pobreza em Stockton e viu pessoas trabalhando em vários empregos para se manter. Em uma declaração, ele argumentou que as pessoas que enfrentam a pobreza não têm falhas morais, como muitas pessoas insistem em pensar, elas só precisam de ajuda.

Os mais conservadores veem a iniciativa como um passo em direção a um estado de bem-estar socialista que desperdiça o dinheiro de americanos trabalhadores. Mas apoiadores dizem que o teste pode ser um passo bom e concreto para ajudar as pessoas a sair da dívida ou melhorar suas vidas, especialmente quando máquinas e inteligência artificial ameaçam tornar obsoletas pessoas que já não ganham muito dinheiro com seus empregos.

Publicidade Anuncie

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta coleira de LED é perfeita para passeios noturnos com seus cachorros