Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O acelerado derretimento pelo qual a Antártida atravessa não só é visível como pode ser mensurado em números – para ser mais exato, em peso. Segundo estudo publicado por cientistas na revista Nature, entre 1992 e 2017 o continente gelado vem perdendo cerca de 200 bilhões de toneladas de gelo por ano. Nesse período, ao todo já se perderam cerca de 2,7 trilhões de toneladas, o que equivale a um aumento de 7,5 mm no nível global do mar.
As informações e imagens foram coletadas por satélites europeus que monitoram a região desde o início dos anos 1990. Assim, não é possível dizer quando o processo começou, mas é possível chegar a um diagnóstico realmente alarmante. “Podemos afirmar que hoje está quente demais para a Antártida”, afirmou Andrew Shepard, líder da Pesquisa de Comparação do Balanço da Massa de Gelo. “Está cerca de meio grau Celsius acima do que o continente suporta. Sua base está derretendo cerca de cinco metros a cada ano, e é isso que está provocando o acréscimo ao nível do mar que estamos vendo”, afirmou.
Os efeitos do aumento do nível do mar, segundo os cientistas, não impactam somente quem vive perto da costa. Tal fenômento acentua a intensidade e a reincidencia de grandes tempestades e enchentes, por exemplo. Na última medicão, feita em 2012, o aumento médio era três vezes menor do que o atual, e o derretimento da Antártida já é considerado a principal causa.
Publicidade
Congelar óvulos é uma tendência entre mulheres que, seja por qual for o motivo, preferem postergar a maternidade, e...
Enquanto o atual governo parece determinado a correr na direção do precipício de um país que não investe em...
Um estudo publicado recentemente no "Journal of Experimental Psychology" atesta algo que qualquer amante de café vai...
Entre as 79 luas de Júpiter, uma pode se destacar por ter vida. A eleita chama-se Europa, uma pequena lua gelada com...
A reprodução humana é ensinada nas escolas no mundo inteiro. Em pleno século XIX, a ciência já cansou de explicar...
Os sinais e provas do aquecimento global e seus efeitos sobre o planeta são de tal forma evidentes que a vasta maioria...
Dois dos animais mais assustadores de todo o planeta se enfrentando em uma praia na Austrália: essa cena parece coisa...
Após nove meses de análise, a Unicamp recebeu uma resposta negativa por parte da Anvisa para o pedido de...
A Islândia, para se tornar o primeiro país europeu a controlar a pandemia da Covid-19 em seu território, estabeleceu...