Arte

Artista transforma David Bowie em entidades místicas japonesas

por: Redação Hypeness

Como um dos mais importantes e influentes nomes da história do rock, David Bowie se tornou uma espécie de entidade superior enquanto principalmente cantor e compositor, mas também como ator e uma das mais fortes referências da moda e do comportamento no universo pop desde o final dos anos 1960 até sua morte, em 2016.

Nascido na Inglaterra, Bowie era em verdade uma figura do mundo, que traduzia em sua arte influências das mais diversas de todo o mundo – e uma das mais fortes presenças em sua construção estética vinha da cultura japonesa. Assim, não é de se surpreender que, em seu tributo, o artista gráfico japonês Masumi Ishikawa tenha transformado o cantor em uma entidade mística japonesa.

A primeira imagem da homenagem é baseada na talvez mais icônica imagem de Bowie, a capa do disco Aladdin Sane, de 1973, na qual o cantor encarna seu personagem Ziggy Stardust com um raio pintado em seu rosto. Para tal criação, Masumi reproduziu o estilo de xilogravuras do período kamakura, entre o final do século 12 e meados do século 13 no Japão. Na imagem, Bowie é retratado como uma espécie de encantador de cobras.

Acima, a criação de Masumi, inspirada na sessão de fotos abaixo, para a capa de Aladdin Sane. 

Para a segunda homenagem, Masumi se baseou numa foto tirada para o disco Diamond Dogs, de 1974, na qual Bowie aparece ao lado de um imenso cachorro. Para a criação o artista japonês transformou o cantor em um famoso mago do período Edo chamado Takezawa Toji, enquanto o cão foi retratado como um dragão oriental.

A criação acima foi inspirada na clássica foto abaixo

Nos anos 1970, Bowie foi influenciado profundamente pela cultura japonesa do Kabuki, suas máscaras e maquiagens – tendo trabalhado com o ator Bandõ Tamasaburõ, que o ajudou a desenvolver a maquiagem do raio para a capa de Aladdin Sane, e com o estilista Kansai Yamamato para a criação da estética e das roupas de seu personagem Ziggy Stardust.

A capa de Aladdin Sane

Imortal no universo do rock, na cultura pop e na música ocidental, agora Bowie também será eterno na mística infinita das mais profundas culturas orientais – nada mais justo.

Publicidade

© artes: Masumi Ishikawa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ator de ‘La casa de Papel’ é afastado da série por depressão