Debate

BBC: Copa já começou na Rússia, mas Brasil não finalizou 41 obras da Copa 2014

por: Redação Hypeness

O início do Mundial da Rússia marca os quatro anos desde o encerramento da segunda Copa do Mundo sediada no Brasil. Questão matemática.

Chamada de ‘Copa das Copas’ pela então presidenta Dilma Rousseff (PT) o evento organizado pela FIFA ficou marcado pela realização de obras faraônicas, muitas delas transformadas em elefantes brancos. Agora, quatro anos depois do apito final da partida entre Alemanha e Argentina, a BBC Brasil mostra que 41 obras para o Mundial ainda não foram terminadas.

Ex-presidente da FIFA Joseph Blatter anunciou a escolha do Brasil em 2007

O retrato triste do descaso com o dinheiro público prejudica a dinâmica de cidades importantes como a capital mato-grossense Cuiabá, que sofre com o abandono de canteiros das obras de mobilidade urbana para construção de novos viadutos ou a implementação de trens de superfície (VLTs). Mesmo caso de Salvador e Belo Horizonte.

Para deixar o cenário tão desanimador quanto a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, em muitas construções o dinheiro do contribuinte já foi gasto em estudos iniciais. Na capital federal foram investidos R$ 20 milhões para a um projeto que ligaria o aeroporto ao centro de Brasília por meio do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A ideia foi deixada de lado.

Segundo a então presidente Dilma esta seria a ‘copa das copas’

Ainda no centro do poder, que sofre com a inutilidade do estádio mais caro do Mundial, as obras de estruturação do entorno do Mané Garrincha orçadas em R$ 285 milhões de reais foram canceladas. Para o então governador Agnelo Queiroz (PT) não havia mais a necessidade de tocar o  negócio pra frente.

Desta vez os políticos brasileiros não podem se escorar na desculpa de falta de tempo. Ora, desde 13 de janeiro de 2010, ou seja, já oito anos atrás, o então Ministro do Esporte Orlando Silva (PCdoB) assinou a primeira versão da Matriz de Responsabilidade da Copa, endossado pelos prefeitos das 12 cidades-sede.

Mesmo com atraso, São Paulo e Rio concluíram suas obras

Publicidade

Fotos:  Wikipédia


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Luana Piovani detalha abuso sexual sofrido na infância: ‘Fui molestada’