Debate

Canudinhos plásticos são banidos no Rio. E multas chegam a R$ 3 mil

por: Redação Hypeness

O cerco está se fechando para o canudinho de plástico. Você já deve ter lido aqui no Hypeness sobre os malefícios causados pelo uso excessivo do produto e outros derivados do plástico ao meio ambiente.

Por isso a Câmara Municipal do Rio de Janeiro acaba de anunciar o banimento do objeto de bares e restaurantes da capital fluminense. O projeto é de autoria do deputado Jairinho (MDB), que vai obrigar o estabelecimentos a utilizarem canudos de papel biodegradável.

Segundo informou o Jornal O Globo quem descumprir a lei será multado em R$ 3 mil reais, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência. A medida é resultado de uma petição criada pela ONG Meu Rio, que contou com mais de 4 mil assinaturas pedindo o banimento dos canudos de plástico.

Os canudinhos de plástico estão com os dias contados no Rio

“A gente acha que é uma coisa bem simbólica e fizemos pressão para essa matéria ser votada na Semana do Meio Ambiente. É um grande presente a cidade vai receber”, disse ao Globo João Senise, coordenador de mobilização da Meu Rio.

Para entrar em vigor o projeto depende do veto do prefeito Marcelo Crivella. Lembrando que países europeus como a Inglaterra e França já estão tirando os canudinhos de circulação e outras sanções contra o plástico devem ser confirmadas nos próximos anos.

Publicidade

Foto: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após morte de blogueira, Whindersson Nunes pede: Não julgue a depressão alheia