Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Há 30 anos que praticamente metade do plástico jogado fora de todo o mundo é exportado para a China, onde o material é reciclado e transformado em novos produtos de plástico. No final do ano passado, no entanto, o governo chinês determinou o fim de tal processo, e proibiu a importação de lixo plástico para o país. A decisão cria um hiato prático assombroso: cerca de 110 milhões de metros cúbicos de lixo plástico produzido até 2030 por países europeus e pelos EUA, entre muitos outros, agora simplesmente não tem onde ser despejado.
O processo de limpeza e reciclagem é custoso e trabalhoso, e os 10 milhões de metros cúbicos que somente os EUA enviaram para a China nas últimas três décadas significarão, no futuro, um investimento que o país não querem gastar – conforme confirma estudo recente que a analisou a situação após a decisão do governo chinês. A proibição na China visa diminuir as emissões de gases poluentes no país – incluindo os emitidos pelo processo de destruição e processamento do plástico.
O paradoxo, porém, permanece: ainda que o desejo da China de se tornar um país menos poluído e poluente seja legitimo e importante, basta uma decisão como essa para desestruturar todo um sistema – que, na prática, significa um impacto tremendo, considerando que somente no ano passado o país importou mais de 7 milhões de toneladas de lixo plástico.
Novas soluções imediatas serão tomadas – como o envio para outros países ou a incineração, ambos processos, no entanto, poluentes e custosos. A verdadeira solução, portanto, permanece sendo o combate ao desperdício e ao uso de produtos plásticos que são utilizados somente uma vez – e a escolha por reutilizáveis como norte fundamental. O futuro, para existir, precisará ser livre do plástico – e exigirá que os países se responsabilizem diretamente pelo próprio lixo que produzem.
Publicidade
Se cada vez mais o desperdício e principalmente o impacto que o uso e despejo de embalagens plásticas e de outros...
O cineasta norte-americano Mark Devries utilizou um veículo aéreo não tripulado – os famosos drones – para...
Enquanto anualmente cerca de 526 bilhões de garrafas plásticas são compradas por todo o planeta – com a maioria...
A maioria das fantasias das escolas de samba durante o Carnaval costuma incluir penas, plumas e outros itens de origem...
Já pensou em poder colher diariamente alimentos orgânicos sem ter que comprá-los no mercado? Pois é, os...
Uma exoneração publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, 28 de março, causou surpresa e preocupação....
Próximo de Montreal, no Canadá, um grupo de pessoas está criando um movimento totalmente dedicado à cultura da...
Especializada em pesquisa digital, a empresa MindMiners realizou um estudo sobre as principais preocupações dos...
Em tempos de crise hídrica, muita gente começa a se perguntar como economizar esse recurso tão importante - e cada...