Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Redação Hypeness
O monstro do Lago Ness, Monstro de Loch ou simples e fofamente Nessie, confundiu os cientistas durante séculos. Agora, um novo grupo de especialistas espera que a tecnologia moderna revele o que realmente vive nas profundezas escuras do lago escocês.
O professor Neil Gemmell, pesquisador da Nova Zelândia, liderará a equipe internacional na busca por Nessie usando técnicas de amostragem de DNA para descobrir os segredos do Lago Ness. O código genético será extraído da água do lago, coletado ao longo de um período de duas semanas, para determinar os tipos de criaturas que fazem do lago sua casa.
Mais de mil pessoas já relataram terem visto o Monstro do Lago Ness
Falando com a Associação de Imprensa, o Professor Gemmell afirma que, embora ele ainda não esteja convencido de que o Monstro do Lago Ness exista, ele está certo de que a missão ainda pode oferecer algumas surpresas interessantes. “Eu não acredito na ideia de um monstro”, disse ele. “Mas estou aberto à idéia de que ainda há coisas a serem descobertas e não totalmente compreendidas. Talvez haja uma explicação biológica para algumas das histórias”.
O DNA pode ser coletado no lago através de minúsculos fragmentos – da pele e das escamas, por exemplo – deixados pelas criaturas enquanto nadam através das águas.
As escuras e profundas águas do Lago Ness ainda escondem segredos
Após os esforços da equipe em junho, as amostras serão enviadas para laboratórios na Nova Zelândia, Austrália, Dinamarca e França para serem analisadas contra um banco de dados genético. “Não há absolutamente nenhuma dúvida de que vamos encontrar coisas novas”, explica Gemmell, que trabalha na Universidade de Otago em Dunedin, “e isso é muito emocionante”.
Ainda segundo o professor, “embora a perspectiva de procurar evidências do monstro de Loch Ness seja o gancho para este projeto, há uma quantidade extraordinária de novos conhecimentos que ganharemos com o trabalho sobre organismos que habitam o Loch Ness – o maior lago de água doce do Reino Unido”.
A lenda do monstro do Lago Ness está inserida no folclore escocês, com a primeira observação de uma “fera da água” sendo relatada por um monge irlandês em 565 a.c. Dizem que Nessie tem um pescoço longo, com corcovas semelhantes a camelos que se projetam da água – e mais de mil pessoas afirmam tê-lo visto.
Cena de ‘A Vida Íntima de Sherlock Holmes’ em que personagens encontram o monstro
No entanto, muitos acreditam que o “monstro” poderia ser apenas um peixe grande como um peixe-gato ou um esturjão – teorias que os cientistas poderão explorar durante suas investigações.
Embora os cientistas esperem que sua viagem responda a algumas perguntas sobre Nessie, mesmo que não encontrem evidências para explicá-la, é provável que o mito perdure nos próximos anos.
Publicidade
A mão com a qual o seu gatinho derruba todas as coisas da casa pode ser sempre a mesma e você nunca reparou. Pelo...
Os cachorros parecem saber o efeito que suas expressões faciais provocam em nós, humanos – especialmente quando...
Já tornou-se lugar comum referir-se a algum novo projeto do empresário sul-africano Elon Musk como digno de um...
Antes de ser praticamente exterminada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., a população da cidade romana de...
Uma pesquisa publicada em novembro pela Universidade de Londres indica que crianças devam passar pelo menos uma hora...
Um estudo da Universidade de Harvard comprovou cientificamente aquilo que todos que trabalham em grupo, em um...
Os benefícios do uso medicinal da maconha vêm se confirmando e ampliando de tal forma que o uso da planta é visto...
Se você adora teorias ufológicas, então vai pirar com essa: cientistas anunciam ter escutado sinais de rádio...
Entender como as populações ancestrais lidavam com a morte é também uma maneira de entender a cultura e a...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.