Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando Claire Nativel chegou ao Brasil em 2012, ela não poderia imaginar como sua vida seria em novo lar. Natural da Ilha da Reunião, território francês no Oceano Índico, a atriz e cantora mal sabia que logo se apaixonaria pelo Brasil, escolhendo o Rio de Janeiro como sua nova casa. Atualmente, a francesa está em cartaz com o espetáculo Brasil Mon Amour. Nesse poema musical, dirigido por Rafaela Amado, nos deparamos com a história dessa estrangeira que caiu de amores pelo jeitinho brasileiro. A obra está em cartaz no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo, do dia 29 de a 1 de julho.
Parece que o destino da cantora e do Brasil estavam traçados para se cruzarem. Como Claire mesmo relembra: “O primeiro contato com o Brasil foi quando era criança. Vi na televisão um comercial de refrigerante que usava a música Essa moça tá diferente, de Chico Buarque. Eu me apaixonei na hora! Foi amor à primeira canção! A partir daí comecei a pesquisar mais sobre a música brasileira, descobri a bossa nova. Amei o Brasil antes mesmo de conhecê-lo de fato!”.
Claire é cantora por formação e estudou na prestigiada Ecole des Musiques Actuelles (ATLA), em Paris. Seria óbvio que sua vocação continuaria mesmo longe da França. Em 2013, a artista teve uma participação na segunda edição do The Voice Brasil, reality musical da Rede Globo. Para se aperfeiçoar estudou Teatro Musical, na CAL, e Teatro, no CEFTEM, ambos no Rio. Mesmo longe “de casa”, Nativel não tem do que reclamar do seu novo lar. Segundo a artista, “os brasileiros e os franceses têm muita coisa em comum, talvez por isso esse amor mútuo. Eles compartilham o gosto pelas coisas boas da vida: a festa, a comida, a música”.
Antes de estrelar o musical, a cantora esteve no elenco de grandes produções como Bilac Vê Estrelas, Godspell e My Fair Lady. Sobre Brasil Mon Amour, Claire se desmancha: “Tenho muito amor pelo Brasil, queria muito falar das minhas experiências, mas não sabia muito bem o que fazer disso. Então, comecei a escrever e vi que as músicas surgiam como parte dessa história. Foi aí que pensei que poderia fazer um musical a partir disso”.
Quem a conhece, sabe que Claire têm essa paixão grande pelo Brasil. Não a toa, ela resolveu dedicar uma hora de música e poesia a seu novo amor! Sempre que pode, a artista enaltece os encantos do nosso país. “Além da beleza natural cuja reputação ultrapassa as fronteiras, falo das pessoas. Os brasileiros são pessoas incríveis. Alguém que vem de fora se sente imediatamente a vontade ao interagir com brasileiros. Vocês tem algo no jeito de encarar a vida, uma alegria de ser que é contagiante. É quase físico, é uma coisa no peito: tenho a impressão que o Brasil deixa o coração se expandir!”
Quem quiser saber mais como essa história continua, pode conferir o musical Brasil Mon Amour em cartaz em São Paulo.
Brasil Mon Amour
Datas: 29 e 30 de junho, às 20h30; 1 de julho, às 19h
Local: Teatro da Aliança Francesa. Rua General Jardim 182, São Paulo.
Preços: R$ 60 (inteira) e R $30 (meia)
Telefone: (11) 3572.2379
Capacidade: 230 lugares – 4 lugares PNE
Texto e Atuação: Claire Nativel
Direção: Rafaela Amado
Direção musical: João Bittencourt
Duração: 60 minutos
Publicidade
A vida e a obra da pintora estadunidense Lee Krasner foram de tal forma eclipsadas pela importância do trabalho de seu...
O artista plástico Everson Fonseca costuma mesclar em suas pinturas o realismo dos retratos com objetos, plantas e...
Raj Singh Tattal é um britânico que levou décadas de sua vida para finalmente conseguir se encontrar no mundo e...
Foi-se o tempo em que o bordado limitava-se a roupinhas de bebê, toalhas de banho e panos de prato. Hoje, o próprio...
No extremo oriental da zona leste de São Paulo está o bairro São Mateus, que segundo Mapa da Desigualdade, carece...
Um grupo internacional de arqueólogos descobriu o que pode ser a mais antiga obra de arte da história dos...
A crise de coronavírus, você sabe, provocou isolamento nos grandes países do mundo, como Brasil, Estados Unidos,...
Muito conhecido por seus "painéis de imãs interativos" que podemos ver recentemente na última Mostra Internacional...
Partindo da recurso fotográfico de exposições múltiplas, e se valendo do pontilhismo como técnica de...