Ciência

Crianças que comem muito açúcar estão desenvolvendo doenças típicas de alcoólatras

por: Joao Rabay

O consumo excessivo de açúcar causa problemas de saúde. Até aí, não há novidade alguma, certo? Mas a notícia alarmante é que pediatras têm diagnosticado crianças com doenças que antes só se manifestavam em adultos, especialmente os que abusam do álcool.

O alerta é de Robert Lustig, professor de endocrinologia pediátrica Universidade da Califórnia em São Francisco. De acordo com ele, há crianças nos Estados Unidos que, já no café da manhã, ingerem mais de metade de quantidade de açúcar recomendável para todo o dia.

Segundo Lustig, o número de crianças diagnosticadas com diabetes tipo 2 e esteatose hepática (o acúmulo de gordura no fígado) já é preocupante, e o pior: há poucas décadas, essas doenças não atingiam pacientes infantis, e eram comumente ligadas ao abuso de bebidas alcoólicas.

O médico afirma que 30% das crianças que vivem nos Estados Unidos têm gordura no fígado, e que o número de casos de crianças diabetes tipo 2 está se aproximando dos de diagnósticos de diabetes tipo 1. Considerando que importamos muitos dos hábitos alimentares dos Estados Unidos, é um problema que também deve preocupar os brasileiros.

A relação entre açúcar e álcool como causas de problemas hepáticos (relacionados ao fígado) tem uma explicação científica simples: o órgão metaboliza os dois compostos de maneira quase idêntica – além do fato de o álcool ser muitas vezes resultado da fermentação de açúcares.

Assim, o abuso do consumo de açúcar resulta praticamente nos mesmos resultados, ao menos no fígado, que o exagero na ingestão de álcool. Mas, ainda que o açúcar seja bastante viciante, uma reeducação alimentar ainda é mais simples que se livrar do consumo abusivo de álcool, e evita diversos outros problemas relacionados à má nutrição, além de trazer qualidade de vida ao dia a dia.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas descobrem que vacas pintadas com listras são menos picadas por moscas