Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O consumo excessivo de açúcar causa problemas de saúde. Até aí, não há novidade alguma, certo? Mas a notícia alarmante é que pediatras têm diagnosticado crianças com doenças que antes só se manifestavam em adultos, especialmente os que abusam do álcool.
O alerta é de Robert Lustig, professor de endocrinologia pediátrica Universidade da Califórnia em São Francisco. De acordo com ele, há crianças nos Estados Unidos que, já no café da manhã, ingerem mais de metade de quantidade de açúcar recomendável para todo o dia.
Segundo Lustig, o número de crianças diagnosticadas com diabetes tipo 2 e esteatose hepática (o acúmulo de gordura no fígado) já é preocupante, e o pior: há poucas décadas, essas doenças não atingiam pacientes infantis, e eram comumente ligadas ao abuso de bebidas alcoólicas.
O médico afirma que 30% das crianças que vivem nos Estados Unidos têm gordura no fígado, e que o número de casos de crianças diabetes tipo 2 está se aproximando dos de diagnósticos de diabetes tipo 1. Considerando que importamos muitos dos hábitos alimentares dos Estados Unidos, é um problema que também deve preocupar os brasileiros.
A relação entre açúcar e álcool como causas de problemas hepáticos (relacionados ao fígado) tem uma explicação científica simples: o órgão metaboliza os dois compostos de maneira quase idêntica – além do fato de o álcool ser muitas vezes resultado da fermentação de açúcares.
Assim, o abuso do consumo de açúcar resulta praticamente nos mesmos resultados, ao menos no fígado, que o exagero na ingestão de álcool. Mas, ainda que o açúcar seja bastante viciante, uma reeducação alimentar ainda é mais simples que se livrar do consumo abusivo de álcool, e evita diversos outros problemas relacionados à má nutrição, além de trazer qualidade de vida ao dia a dia.
Publicidade
Crianças podem até estar interessadas em jogar videogames e em outras brincadeiras, mas nem todas gostam apenas...
Um meteoro caiu no estado de Minas Gerais e o acontecimento se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter nesse...
Chernobyl voltou a ser tema de conversas no ano passado, quando a HBO lançou a série homônima sobre o desastre...
Os peixes do gênero Sebastes são conhecidos por viverem debaixo de pedras e de areia em regiões relativamente...
Fazer aniversário em meio à pandemia pode não ser muito divertido, mas ao mesmo tempo é um momento chave para...
Uma incrível descoberta arqueológica na região da Sibéria joga luz sobre os Citas, antigo povo nômade que viveu na...
Muitos milhões de anos antes dos dinossauros andarem sobre a Terra, as plantas florais já nasciam por diversas...
A vacinação em massa reduziu consideravelmente os casos e a gravidade da covid-19 no Brasil, mas, infelizmente, a...
Na letra fria e objetiva da ciência, Júpiter é um planeta gasoso, não composto primariamente por matéria sólida,...